Vitamina D e COPD

Níveis baixos de vitamina D foram recentemente ligados a uma série de doenças anunciadas, embora os mecanismos com frequência estejam em aberto. Este grupo de pesquisadores belgas examinou sua relação com a doença crônica obstrutiva pulmonar (COPD). Eles mediram os níveis da 25-hidroxivitamina D (25-OHD) no soro de 414 (ex)-fumantes com mais de 50 anos e a ligação entre o status da vitamina D e a presença de COPD foi avaliada. Além disso, as variantes rs7041 e rs4588 no gene de ligação da vitamina D (GC) foram genotipadas e comparadas com os outros dados.

Os pesquisadores relatam que: "Em pacientes com COPD, os níveis de 25-OHD se correlacionaram significativamente com o volume expiratório forçado em 1 s (FEV1) (r=0,28). Comparados a 31% dos fumantes com função pulmonar normal, até 60% e 77% dos pacientes com GOLD (Iniciativa Global para Doença Obstrutiva Crônica) em estágios 3 e 4 exibiram níveis deficientes de 25-OHD abaixo de 20 ng/ml. Além disso, os níveis de 25-OHD foram reduzidos em 25% nos portadores homozigóticos do alelo T em risco do rs7041. Descobriu-se que esta correlação é independente da gravidade da COPD, histórico de fumo, idade, sexo, índice de massa corpórea, consumo de corticosteroides, variação sazonal e rs4588. Notavelmente, 76% e 100% dos pacientes com GOLD em estágios 3 e 4 homozigóticos para o alelo T do rs7041 exibiram níveis de 25-OHD abaixo de 20 ng/ml. A regressão logística corrigida para idade, sexo e historic de fumo revelou ainda que os portadores homozigóticos do alelo T do rs7041 exibiram um risco aumentado para COPD (OR 2,11)."

Os autores concluíram que: "A deficiência de vitamina D ocorre frenquentemente na COPD e está correlacionada à gravidade da COPD. Os dados asseguram a suplementação de vitamina D em pacientes com COPD grave, especialmente naqueles portadores de variantes de risco do rs7041."

Este estudo descobre mais uma ligação entre níveis baixos de vitamina D e doenças, desta vez a COPD, mas de forma intrigante descobre também uma ligação com genótipos específicos de uma proteína de ligação da vitamina D.

Para o artigo completo, clique aqui.

Thorax 65: 215-220, Março de 2010 © 2010 BMJ Publishing Group Ltd & Sociedade Torácica Britânica
Vitamin D deficiency is highly prevalent in COPD and correlates with variants in the vitamin D-binding gene. Wim Janssens, Roger Bouillon, Bart Claes, et al. Correspondências para Wim Janssens: wim.janssens@uz.kuleuven.be

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: COPD, epidemiologia, variante genética rs7041, vitamina D, proteína de ligação da vitamina D, estudo epidemiológico, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 20 de abril de 2010