A terapia hormonal pós-menopausa causa asma?

Estudos sugeriram ligações entre hormônios, especialmente a terapia hormonal na menopausa (MHT), e asma. Estes pesquisadores mexicanos e franceses testaram a ligação entre o uso de MHT e o risco de aparecimento de asma de 1990 a 2002 por questionários bianuais como parte do estudo de coorte francês E3N. Foram usados modelos de riscos proporcionais de Cox, ajustados para fatores com potencial de confusão.

Os pesquisadores relatam que: "Resultados Entre 57.664 mulheres sem asma na menopausa, 569 casos incidentes de asma foram identificados durante 495.448 anos de acompanhamento. A MHT foi relacionada a um risco aumentado de aparecimento de asma (HR=1,20) entre usuárias recentes. O aumento no risco de aparecimento de asma foi significativo apenas entre mulheres que relataram uso de estrogênio isolado (HR=1,54, 95% CI 1,13 a 2,09) particularmente naquelas que nunca fumaram (HR=1,80, 95%) e nas mulheres que relataram doença alérgica anterior ao aparecimento da asma (HR=1,86). Um pequeno aumento no risco de aparecimento de asma associado ao uso de estrogênio/progestágeno também foi observado nestes subgrupos."

Os autores concluíram que: "O uso de estrogênio isolado na pós-menopausa foi associado a uma taxa aumentada de asma recém-diagnosticada em mulheres na menopausa."

Este grande estudo de coorte sugere uma possível ligação entre a terapia hormonal pós-menopausa e novo aparecimento de asma, especialmente com estrogênios sem oposição.

Para o resumo completo, clique aqui.

Thorax 65(4):292-297, Abril de 2010 © 2010 BMJ Publishing Group Ltd & British Thoracic Society
Postmenopausal hormone therapy and asthma onset in the E3N cohort. Isabelle Romieu, Alban Fabre, Agnes Fournier, et al. Correspondências para Isabelle Romieu: iromieu@correo.insp.mx

Categoria: R. Respiratório, X. Sistema Genital Feminino, Seio. Palavras-chave: asma, novo aparecimento de asma, pós-menopausa, estrogênio, progesterona, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 30 de abril de 2010