O tratamento intensivo da diabetes gestacional traz benefícios?

Estes pesquisadores austríacos e alemães procuraram caracterizar os benefícios e danos dos tratamentos para mulheres com diabetes mellitus gestacional. Eles realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados utilizando Embase, Medline, AMED, BIOSIS, CCMed, CDMS, CDSR, CENTRAL, CINAHL, DARE, HTA, NHS EED, Heclinet, SciSearch, bancos de dados de várias editoras, e listas de referência de literatura secundária relevante até outubro de 2009. Eles incluíram ensaios clínicos randomizados de tratamento específico versus atendimento comum ou controle mais intensivo versus menos intensivo.

Os pesquisadores relatam que: "Cinco ensaios clínicos randomizados correspondiam aos critérios de inclusão para tratamento específico versus comum. Todos os estudos usaram uma abordagem de dois passos com um teste de desafio de 50 g de glicose ou testagem para fatores de risco, ou ambos, e um teste subsequente de tolerância a 75 g ou 100 g de glicose oral. As meta-análises não mostraram diferenças significativas para a maioria dos pontos finais isolados analisados que fossem de importância clínica direta. Nas mulheres tratadas especificamente para diabetes gestacional, a distorcia do ombro foi significativamente menos comum (razão de chance 0,40), e um ensaio clínico randomizado relatou uma redução significativa de pré-eclâmpsia (2,5 v 5,5%). Para o ponto final substituto para recém-nascidos grandes para a idade gestacional, a razão de chance foi de 0,48. Nos 13 ensaios clínicos randomizados de diferentes intensidades de tratamentos específicos, a meta-análise mostrou uma redução significativa da distorcia de ombro em mulheres com tratamento mais intensivo (0,31)."

Os autores concluíram que: "O tratamento para a diabetes gestacional, consistindo em tratamento para baixar a concentração de glicose sanguínea isolada ou com cuidados obstétricos especiais, parece diminuir o risco de algumas complicações perinatais. As decisões em relação ao tratamento devem levar em consideração que a evidência de benefícios é derivada de estudos para os quais as mulheres foram selecionadas com uma estratégia de dois passos (teste de desafio de glicose/testagem de fatores de risco e teste de tolerância de glicose oral)."

O controle mais intensivo do diabetes gestacional resulta em menos distorcias de ombro, mas a maioria dos resultados restantes não foi significativamente diferente.

Para o resumo completo, clique aqui.

BMJ 340:c1395, 1º de abril de 2010 © Horvath et al 2010
Effects of treatment in women with gestational diabetes mellitus: systematic review and meta-analysis. Karl Horvath, Klaus Koch, Klaus Jeitler, et al. Correspondências para K Horvath: Karl.Horvath@medunigraz.at

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional, W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: diabetes gestacional, controle glicêmico, desafio de glicose, distorcia do ombro, pré-eclâmpsia, revisão sistemática com meta-análise, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 27 de abril de 2010