Os pacientes obesos recebem um atendimento de saúde pior?

A obesidade é um problema complexo que pode carregar estigma e estar associado a atitudes negativas em outros, incluindo cuidadores. Estes pesquisadores dos EUA examinaram se pacientes obesos recebem qualidade de cuidados mais baixa usando a qualidade do desempenho em pacientes ambulatoriais comuns. As medições de desempenho foram examinadas usando dados da Pesquisa de Beneficiários do Medicare (1994-2006, n = 36.122) e usando dados de um programa em andamento de avaliação de desempenho (2003-2004) na Administração de Saúde dos Veteranos (VHA, n = 33.550). Os resultados dos desempenhos incluíam cuidados com o diabetes (exames dos olhos, HbA1c, e triagem lipídica), vacinação pneumocócica, vacinação para influenza, triagem de mamografia, triagem de câncer colorretal, e triagem de câncer cervical.

Os pesquisadores relatam que: "Não encontramos evidências de que pacientes obesos ou acima do peso tivessem menor chance de receber o atendimento recomendado em relação a pacientes com peso normal. Além disso, as taxas de sucesso foram marginalmente superiores para pacientes obesos e/ou acima do peso em várias medições. Os diferenciais mais notáveis foram observados nos cuidados recomendados com o diabetes entre beneficiários do Medicare. Comparando pacientes obesos vs de peso normal com diabetes, os pacientes obesos tiveram maior probabilidade de receber o atendimento recomendado na triagem lipídica (72% vs 65%, razão de chance, 1,37) e testagem HbA1c (74% vs 62%, razão de chance, 1,73). Todas as análises foram ajustadas para fatores sociodemográficos, estado de saúde, complexidade clínica, e frequência de visitas."

Os autores concluíram que: "Entre as amostras de pacientes de populações do Medicare e do VHA, não houve evidência entre 8 medições de desempenho de que pacientes obesos ou acima do peso recebessem atendimento inferior quando comparados a pacientes com peso normal. Ser obeso ou estar acima do peso foi associado a uma taxa marginalmente mais alta de atendimento recomendado em várias medições."

Este estudo nos garante que, apesar das preocupações com estigma e atitudes negativas direcionadas a pessoas obesas, os pacientes obesos receberam os mesmos ou marginalmente melhores cuidados com base em algumas medições de desempenho.

Para o resumo completo, clique aqui.

JAMA 303(13):1274-1281, 7 de abril de 2010 © 2010 American Medical Association
Quality of Care Among Obese Patients. Virginia W. Chang, David A. Asch, Rachel M. Werner.

Categoria: HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: obeso, Medicare, VHA, cuidados diabéticos, HbA1c, medições de desempenho, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 27 de abril de 2010