Pequeno efeito de um ambulatório de clínica geral fora do horário regular nas apresentações ao departamento de emergência

O objetivo deste estudo feito por pesquisadores do New South Wales, Austrália, foi avaliar o impacto da abertura de um ambulatório de clínica geral fora do horário regular no número de apresentações diárias de baixa urgência para o departamento de emergência mais próximo. O estudo envolveu uma análise retrospectiva de série de tempo dos dados de apresentação à emergência, do Sistema de Informação do Departamento de Emergência de Saúde de New South Wales, para todos os pacientes que se apresentaram ao departamento de emergência do Hospital de Base de Wagga Wagga entre janeiro de 1998 e outubro de 2008.

Depois de ajustada para tendências de longo prazo e ciclos semanais e anuais, a abertura do ambulatório fora de horário regular foi associada a uma redução diária de 7,04 pacientes nas apresentações ao departamento de emergência com uma categoria ATS de 4 ou 5. Isto representou uma redução de 8,2% no total de apresentações. A apresentação de pacientes das categorias ATS 1, 2 ou 3 aumentou em 1,36 pacientes por dia, representando 1,6% do total de apresentações.

Os pesquisadores concluíram que: "Um ambulatório de clínica geral fora do horário regular foi associado a uma redução nas apresentações de baixa urgência ao departamento de emergência de Wagga Wagga."

A maior parte da carga de trabalho extra percebida nestes departamentos de emergência não parece ser de pacientes que poderiam, como alternativa, visitar um clínico geral.

Para o resumo completo, clique aqui.

MJA 192(8):448-451, 19 de abril de 2010 © The Medical Journal of Australia 2010
O efeito de um ambulatório de clínica geral fora do horário regular sobre as apresentações no departamento de emergência: uma análise regressiva. David J Buckley, Paul W Curtis e Joseph G McGirr. Correspondências para David Buckley: david.buckley@gsahs.health.nsw.gov.au

Categoria: PSS. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: ambulatório fora do horário regular, efeito, departamento de emergência, apresentações, análise retrospectiva de série de tempo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor, 7 de maio de 2010
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.