Estatina isolada ou com fibrato para pacientes com Diabetes Mellitus do tipo 2.

Estes autores estadunidenses investigaram se a terapia combinada com uma estatina mais um fibrato, comparada à monoterapia com estatina, reduziria o risco de doença cardiovascular em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 sob alto risco para doença cardiovascular. Eles inscreveram randomicamente 5.518 pacientes com diabetes tipo 2 que estavam em tratamento com sinvastatina open label (de rótulo livre) para receber fenofibrato mascarado ou placebo. O desfecho primário foi a primeira ocorrência de infarto do miocárdio não-fatal, derrame não-fatal, ou morte por causas cardiovasculares. O acompanhamento médio foi de 4,7 anos.

Eles descobriram que: "A taxa anual do desfecho primário foi de 2,2% no grupo do fenofibrato e 2,4% no grupo do placebo (taxa de risco no grupo do fenofibrato, 0,92, NS). Tampouco houve diferenças significativas entre os dois grupos de estudo com respeito a qualquer desfecho secundário. As taxas anuais de morte foram de 1,5% no grupo do fenofibrato e 1,6% no grupo do placebo. A análise de subgrupos pré-especificados sugeriu heterogeneidade no efeito do tratamento de acordo com sexo, com benefício para os homens e possível dano para as mulheres, e uma possível interação de acordo com o subgrupo dos lipídeos, com um possível benefício para pacientes com um nível alto de triglicerídeos e baixo de colesterol de lipoproteína de baixa densidade na linha de base."

Os autores concluíram que: "A combinação de fenofibrato e sinvastatina não reduziu a taxa de eventos cardiovasculares fatais, infarto não-fatal do miocárdio, ou derrame não-fatal, se comparada à sinvastatina isolada. Estes resultados não apoiam o uso de rotina da terapia combinada com fenofibrato e sinvastatina para reduzir o risco cardiovascular na maioria dos pacientes de alto risco com diabetes tipo 2."

As evidências não apoiam o uso rotineiro do fenofibrato para pacientes com DM2.

Para o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med 362(17):1563-1574, 29 de abril de 2010 © 2010 para a Massachusetts Medical Society
Effects of Combination Lipid Therapy in Type 2 Diabetes Mellitus-The ACCORD Study Group. Henry N. Ginsberg, Marshall B. Elam, Laura C. Lovato, et al. Correspondências para Dr. Ginsberg: hng1@columbia.edu

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional, K. Circulatório. Palavras-chave: diabetes tipo 2, sinvastatina, fenofibrato, triglicerídeos, colesterol, infarto do miocárdio, derrame, morte, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.

Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 18 de maio de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.