Raltegravir é um potente inibidor do XMRV

O retrovírus relacionado à leucemia murina xenotrópica (XMRV) é um vírus descoberto recentemente que foi associado ao câncer de próstata humano e à síndrome da fadiga crônica (SFC). Ambas as doenças afetam uma grande fração da população mundial, com o câncer de próstata afetando um em cada seis homens, e a SFC afetando um número estimado de 0,4 a 1% da população. Quarenta e cinco compostos, incluindo vinte e oito drogas aprovadas para uso em humanos, foram avaliados contra a replicação do XMRV in vitro. Os pesquisadores dos EUA descobriram que o inibidor da integrase retroviral, raltegravir, era potente e seletivo contra o XMRV em concentrações submicromolares, em células MCF-7 e LNCaP, linhas de células do câncer de mama e do câncer de próstata, respectivamente.

Outro inibidor de integrase, L-000870812, e dois inibidores nucleosídeos da transcriptase reversa, a zidovudina (ZDV) e o tenofovir disoproxil fumarato (TDF) também inibiram a replicação do XMRV. Quando combinadas, estas drogas demonstraram principalmente efeitos sinérgicos contra o vírus, sugerindo que a terapia combinada pode retardar ou evitar a seleção de vírus resistentes.

Os pesquisadores concluíram que: "Se o XMRV for comprovado como um fator causal no câncer de próstata ou na SFC, estas descobertas podem permitir um projeto racional de ensaios clínicos."

Um vírus a ser observado e uma área de pesquisa a ser observada.

Para o resumo completo, clique aqui.

PLoS ONE 5(4):e9948, 1º de abril de 2010 © 2010 Singh et al
Raltegravir Is a Potent Inhibitor of XMRV, a Virus Implicated in Prostate Cancer and Chronic Fatigue Syndrome. Singh IR, Gorzynski JE, Drobysheva D, Bassit L e Schinazi RF. Correspondências para IR Singh: ila.singh@path.utah.edu

Categoria: A. Geral/Não-Especificado. Palavras-chave: raltegravir, inibidor, XMRV, câncer de próstata, síndrome da fadiga crônica, estudo in vitro, observatório de revistas.

Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor, 14 de maio de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.