Atorvastatina ligada à resistência à insulina e ao aumento da hemoglobina glicada

Ensaios clínicos sugerem que alguns tratamentos com estatinas podem aumentar a incidência de diabetes a despeito das reduções no colesterol de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e da melhoria na disfunção endotelial. Pesquisadores da Coréia e dos EUA investigaram se a atorvastatina poderia diminuir a sensibilidade à insulina e aumentar a glicemia basal em pacientes com hipercolesteromia. Um estudo pareado randomizado, simples-cego e controlado por placebo foi conduzido em 42, 44, 43, e 40 pacientes recebendo uma dose diária respectiva de atorvastatina de 10, 20, 40, e 80 mg, e em 40 pacientes recebendo placebo durante um período de tratamento de 2 meses.

A atorvastatina de 10, 20, 40, e 80 mg reduziu significativamente o colesterol LDL (39%, 47%, 52% e 56%, respectivamente) e os níveis de apolipoproteína B (33%, 37%, 42% e 46%, respectivamente) após 2 meses de terapia quando comparada com a linha de base ou com o placebo. A atorvastatina de 10, 20, 40, e 80 mg aumentou significativamente a insulina no plasma em jejum (média de mudanças: 25%, 42%, 31%, e 45%, respectivamente) e os níveis de hemoglobina glicada (2%, 5%, 5%, e 5%, respectivamente) quando comparada com a linha de base ou o placebo. A atorvastatina de 10, 20, 40, e 80 mg diminuiu a sensibilidade à insulina (1%, 3%, 3%, e 4%, respectivamente) quando comparada à linha de base ou ao placebo.

Os pesquisadores concluíram que: "Apesar das reduções benéficas no colesterol LDL e na apolipoproteína B, o tratamento com atorvastatina resultou em aumentos significativos nos níveis de insulina em jejum e hemoglobina glicada consistentes com resistência à insulina e aumentou a glicemia ambiente em pacientes com hipercolesteromia."
“Fascinante, especialmente considerando-se a prevalência da síndrome metabólica. Provavelmente outras estatinas serão examinadas.”

Para o resumo completo, clique aqui.

J Am Coll Cardiol 55:1209-1216, 23 de março de 2010 © 2010 pela American College of Cardiology Foundation
Atorvastatin Causes Insulin Resistance and Increases Ambient Glycemia in Hypercholesterolemic Patients. Kwang Kon Koh, Michael J. Quon, Seung Hwan Han et al. Correspondências para Kwang Kon Koh: kwangk@gilhospital.com

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: adipocitocinas, hemoglobina glicada, resistência à insulina, síndrome metabólica, estatinas, estudo paralelo controlado por placebo, randomizado, simples-cego, observatório de revistas.

Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor, 14 de maio de 2010.
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.