Medicamentos profiláticos ineficazes na cefaléia crônica tensional

A cefaléia tensional (TTH) é um problema comum em medicina de família e comunidade, e para alguns pacientes pode ser um problema crônico. Pesquisadores holandeses realizaram uma revisão sistemática e meta-análise para avaliar a eficácia e os efeitos colaterais de medicamentos profiláticos para a cefaléia tensional crônica em adultos. Eles selecionaram ensaios randomizados que relataram os efeitos de medicamentos profiláticos na cefaléia tensional usando medições para dor (intensidade, frequência, duração, melhoria ou índice) como medida de desfecho. Dois autores avaliaram independentemente o risco de parcialidade nos estudos e extraíram dados dos relatórios originais.

Os autores relatam: "Incluímos 44 ensaios (3399 pacientes), dos quais 15 (34,1%) foram considerados de baixo risco de viés. Os tipos principais de medicamentos estudados foram os antidepressivos, relaxantes musculares, benzodiazepínicos e agentes vasodilatadores. De forma geral, os antidepressivos não tiveram maior eficácia do que placebo, e não houve diferenças significativas entre os diferentes tipos de antidepressivo. Houve evidências conflitantes quanto à eficácia dos benzodiazepínicos e agentes vasodilatadores comparados ao placebo. Além disso, houve evidências limitadas de que o propranolol tivesse efeitos negativos na depressão em pacientes com cefaléia tensional, quando comparado ao placebo ou à resposta biológica. Não houve evidências quanto à eficácia dos relaxantes musculares isolados ou do músculo agonista receptor do 5-HT comparados ao placebo."

Os autores concluíram que: "No geral, os antidepressivos não tiveram maior eficácia na intensidade ou frequência das dores de cabeça e no uso analgésico do que o placebo. O propranolol pareceu ter efeitos negativos na depressão em pacientes com cefaléia tensional quando comparado ao placebo ou à resposta biológica. Nenhuma evidência foi encontrada para o uso de relaxantes musculares isolados ou do agonista receptor de 5-HT."

Esta meta-análise aponta não haver evidências consistentes para um benefício de medicamentos profiláticos no tratamento da cefaléia tensional crônica.

Para o resumo completo, clique aqui.

Family Practice 27(2):151-165, Abril de 2010 © O Autor 2009

Lack of benefit for prophylactic drugs of tension-type headache in adults: a systematic review. Arianne P Verhagena, Léonie Damena, Marjolein Y Bergera, Jan Passchierb e Bart W Koesa. Correspondências para Arianne P Verhagena: a.verhagen@erasmusmc.nl

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: dor de cabeça de pressão, dor de cabeça do tipo de pressão, profilaxia, antidepressivos, propranolol, revisão sistemática com meta-análise, observatório de revistas.

Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor, 11 de maio de 2010.
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.