A dieta afeta a asma?

A asma e a atopia estão cada vez mais prevalentes, especialmente nos países mais desenvolvidos. Este grupo de estudo multinacional examinou se há ligações entre a dieta e alergias sazonais e a asma. Estudos transversais usando questionários para os pais foram realizados em locais de 20 países (n=50.004). Modelos de efeitos aleatórios foram usados para determinar a Razão de Chance (OR).

Os pesquisadores descobriram que: "O consumo de frutas foi associado à baixa prevalência atual de sibilos em países afluentes (ORadj 0,86) e não-afluentes (ORadj 0,71). O consume de peixe em países afluentes (ORadj 0,85) e de vegetais verdes cozidos em países não-afluentes (ORadj 0,78) foi associado a uma prevalência mais baixa de sibilo atual. De forma geral, o consumo mais frequente de frutas, vegetais e peixe foi associado a uma menor prevalência de asma ao longo da vida, enquanto o alto consumo de hambúrguer foi associado a uma prevalência maior de asma ao longo da vida. Nenhum dos itens alimentares foi associado a sensibilização alérgica. Exceto pelo consumo de frutas e suco de frutas, nenhuma associação foi encontrada com sibilos atópicos. A seleção alimentar segunda a ‘dieta mediterrânea’ foi associado à prevalência mais baixa de sibilos atuais e asma."

Os pesquisadores concluíram que: "A dieta está associada ao sibilo e à asma mas não com a sensibilização alérgica em crianças. Estes resultados fornecem maiores evidências de que a adesão a uma ‘dieta mediterrânea’ pode fornecer alguma proteção contra o chiado e a asma na infância."

Este estudo sugere ligações interessantes entre a dieta e sintomas de atopia, justificando um estudo mais aprofundado.

Para o resumo completo, clique aqui.

Thorax 65(6):516-522, Junho de 2010 © 2010 BMJ Publishing Group Ltd & British Thoracic Society
Effect of diet on asthma and allergic sensitisation in the International Study on Allergies and Asthma in Childhood (ISAAC) Phase Two Nagel et al.. Gabriele Nagel, Gudrun Weinmayr, Andrea Kleiner, et al. Correspondências para Gabriele Nagel: gabriele.nagel@uni-ulm.de

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: asma, alergias, atopia, dieta, dieta mediterrânea, estudo transversal, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 29 de junho de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.