Arroz integral associado a menor risco para DM2 do que o branco

Estes autores dos EUA examinaram o consumo de arroz branco e integral em relação ao risco de diabetes tipo 2 prospectivamente no Estudo de Acompanhamento de Profissionais de Saúde e nos Estudos I e II da Saúde de Enfermeiros. Eles apuraram a atualizaram prospectivamente a dieta, práticas de estilo de vida, e status de doença entre 39.765 homens e 157.463 mulheres nestes coortes.

Eles descobriram que: "Após ajuste de multivariáveis por idade e outros fatores de risco de estilo de vida e dietários, o consumo maior de arroz branco (5 porções por semana versus menos de 1 por mês) foi associado a um risco mais alto de diabetes tipo 2: risco relativo agrupado 1,17. Em contraste, o consumo maior de arroz integral (2 porções por semana versus menos de 1 por mês) foi associado a um risco mais baixo de diabetes tipo 2: risco relativo agrupado 0,89. Estimamos que a substituição de 50 g/d (cru, equivalente a um terço de porção por dia) de consumo de arroz branco pela mesma quantia de arroz integral estaria associado a um risco 16% mais baixo de diabetes tipo 2, enquanto a mesma substituição com cereais integrais como um grupo foi associada a um risco de 36% (30%-42%) mais baixo de diabetes."

Os autores concluíram que: "A substituição com cereais integrais, incluindo arroz integral ao arroz branco, pode diminuir o risco de diabetes tipo 2. Estes dados apoiam a recomendação de que a maior parte do consumo de carboidratos deveria vir de cereais integrais em lugar de cereais refinados para ajudar a prevenir o diabetes tipo 2."

Para pessoas que consomem muito arroz, a substituição do arroz branco por arroz integral pode fazer uma diferença considerável no risco de diabetes.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 170(11):961-969, 14 de junho de 2010 © 2010 para a American Medical Association
White Rice, Brown Rice, and Risk of Type 2 Diabetes in US Men and Women. Qi Sun, Donna Spiegelman, Rob M. van Dam, et al. Correspondências para Dr. Sun: qisun@hsph.harvard.edu

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: dieta, arroz, cereais integrais, diabetes tipo 2, risco, estudo de coorte prospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 29 de junho de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.