Doença renal crônica

Na edição de Julho/Agosto de 2010 no Journal of the American Board of Family Medicine está presente um ensaio clínico entitulado Doença Renal Crônica em Tratamento Primário por Duaine D. Murphree e Sarah M. Thelen que se inicia: "A doença crônica renal, por ser uma preocupação de saúde crescente, os médicos de família devem estar equipados para tratar essa população de pacientes única. Diabetes mellitus e hipertensão, que são comumente endereçadas em consultório, são os maiores colaboradores da doença renal crônica; portanto, esses fatores de risco devem ser controlados rigorosamente e esses pacientes devem ser examinados de perto em busca de problemas renais. A Fundação Nacional do Rim recomenda que o exame inclua a determinação da taxa de filtração glomerular (TFG) e a avaliação por presença de proteinúria. Uma vez que o diagnóstico de doença renal crônica é estabelecido (pela presença de contínuo problema renal ou um TFG menor do que 60 mL/min/1.73m2 por, pelo menos, 3 meses), a etiologia da doença renal crônica precisa ser elucidada. Geralmente a etiologia pode ser determinada pela própria história. Entretanto, doença renal crônica de causas reversíveis devem ser consideradas em todos os pacientes.

" Apesar da etiologia implícita da doença renal crônica, o médico da família pode fazer um impacto significativo ao reduzir o progresso da doença renal crônica através do controle rígido da pressão sanguínea, controle glicêmico intensivo, redução do grau de proteinúria, e a cessação do fumo. Todos os pacientes de doença renal crônica estão significativamente em elevado risco de eventos cardiovasculares; portanto, fatores adicionais de risco cardiovascular como a hiperlipidemia devem ser rigorosamente controlados. Verificação de complicações da doença renal crônica, incluindo anemia, anormalidades no metabolismo ósseo, acidose metabólica, e desnutrição, devem ser examinados uma vez que a TFG esteja abaixo de 60 mL/min/1.73m2 (estágio 3). Exames precoces e tratamento dessas complicações podem prevenir o desenvolvimento de possíveis sequelas e não devem ser adiadas até o encaminhamento para neufrologia. Aconselhamento apropriado e cuidados com a saúde também são necessários para essa população de pacientes e devem ser proporcionados pelo médico da família envolvido no tratamento do paciente. "

Para o ensaio completo, clique aqui.

The Journal of the American Board of Family Medicine 23(4):542-550 © 2010 American Board of Family Medicine
Doença Renal Crônica em Tratamento Primário. Duaine D. Murphree e Sarah M. Thelen. Correspondências para Duaine D. Murphree: dmurp002@stvincentshealth.com

Categoria: U. Sistema Urinário. Palavras-chave: doença renal crônica, taxa de filtração glomerular, etiologia, prevenção, controle, sequelas, ensaio clínico.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Publicado em Global Family Doctor, 3 de Agosto de 2010