As DSTs estão associadas ao uso de drogas para disfunção erétil?

Esse estudo realizado por autores Norte Americanos examinou as taxas de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) em homens que usam e não usam drogas para disfunção erétil (DE) usando uma coorte retrospectiva a partir de um banco de dados que remota de 1997 a 2006 com 1.410.806 homens com mais de 40 anos com seguro empresarial de 44 grandes companhias. Havia 33.968 homens com pelo menos 1 prescrição para uma droga para DE e 1.376.838 pacientes sem nenhuma prescrição.

Eles descobriram: “Usuários de drogas para DE tiveram taxas mais altas de DSTs que não usuários no ano anterior ao início do tratamento de DE (214 vs. 106 anualmente por 100.000 pessoas) e o ano posterior (105 vs. 65). Depois de ajustes por idade e outras condições comórbidas, usuários de drogas para DE tiveram riscos relativos (OR) para DST de 2.80 no ano anterior ao início do tratamento; o OR foi 2.65 no ano posterior. Essas diferenças foram aumentadas devido a infecções com HIV. O OR da infecção por HIV foi 3.32 no ano anterior e 3.19 no ano posterior a uma prescrição de drogas para DE. Mudanças significativas nas taxas de DST do ano anterior para o ano posterior à primeira prescrição de drogas para DE não foram documentadas.

Os autores concluíram: “Homens que usam drogas para DE tem taxas mais altas de DSTs, particularmente infecção por HIV, ambas no ano anterior e posterior ao uso dessas drogas. A associação observada entre o uso de drogas para DE e DSTs podem estar mais relacionadas ao tipo de paciente usando drogas para DE do que com o efeito direto de disponibilidade de droga para DE nas taxas de DST. Aconselhamentos sobre práticas de sexo seguro e exames para DSTs deveriam acompanhar a prescrição de drogas para DE.”

Este estudo realmente sugere que homens com histórico de DSTs são mais propícios a obter prescrições para drogas para o tratamento de disfunção erétil.

Para o resumo completo, clique aqui.

Anais de Medicina Interna 153(1):1-7, 6 Julho de 2010 © 2010 to the American College of Physicians
Doenças Sexualmente Transmissíveis entre Usuário de Drogas para Disfunção Erétil: Análise de dados. Anupam B. Jena, Dana P. Goldman, Amee Kamdar, Darius N. Lakdawalla, and Yang Lu. Correspondência para Dr. Apunam: jena.anupam@mgh.harvard.edu

Categoria: Y. Sistema Genital Masculino, Peito, Z. Problemas Sociais. Palavras-chave: doenças sexualmente transmitidas, disfunção erétil, HIV, tratamento para droga, estudo retrospectivo da coorte, journal watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor, 3 de Agosto de 2010