Uso de acetaminofeno ligado a asma, rinoconjuntivite e eczema em adolescentes

Há evidências epidemiológicas de que o uso de acetaminofeno pode aumentar o risco do desencadeamento de asma. O objetivo dos pesquisadores da Nova Zelândia, Hong Kong, Malta e Alemanha foi investigar o risco de asma e outros transtornos alérgicos associado ao uso corrente de acetaminofeno em crianças de 13 a 14 anos em diferentes populações no mundo todo. Como parte do Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância (ISAAC) Fase Três, as crianças de 13 a 14 anos completaram qestionários escritos e em vídeo, obtendo dados sobre sintomas correntes de asma, rinoconjuntivite e eczema, e um questionário escrito sobre ambiente para obter dados sobre fatores de risco putativos incluindo uso de acetaminofeno nos últimos 12 meses. Participou um total de 322.959 adolescentes em 113 centros de 50 países.

O uso recente de acetaminofeno foi associado a um risco aumentado relativo a exposição de sintomas correntes de asma (OR 1,43 e 2,51 para uso médio e alto versus não-uso, respectivamente). O uso de acetaminofeno também foi associado a um risco aumentado relativo a exposição de sintomas correntes de rinoconjuntivite e eczema.

Os pesquisadores concluíram que: "O uso de acetaminofeno pode representar um importante fator de risco para o desenvolvimento e/ou manutenção da asma, da rinoconjuntivite e do eczema em adolescentes."

O acetaminofeno também é conhecido como paracetamol. Estes dados não devem causar um movimento em massa em prol de aspirina e NSAIDs. Os jovens com ou desenvolvendo esses problemas tomam acetaminofeno para sintomas?

Para o artigo completo, clique aqui.

Am. J. Respir. Crit. Care Med publicado online em 13 de agosto de 2010 © 2010 American Thoracic Society
Acetaminophen Use and Risk of Asthma, Rhinoconjunctivitis and Eczema in Adolescents: ISAAC Phase Three. Richard W Beasley, Tadd O Clayto, Julian Crane e o Grupo de Estudo ISAAC Fase Três. Correspondências para Richard Beasley: richard.beasley@mrinz.ac.nz

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: acetaminofeno, asma, rinoconjuntivite, eczema, questionários escritos e em vídeo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 3 de setembro de 2010