Comer frutas e vegetais diminuem o risco de diabetes?

A dieta é frequentemente discutida em termos de causas e tratamento para diabetes. Estes pesquisadores do Reino Unido investigaram o consumo de frutas e na incidência de diabetes do tipo 2 através de uma revisão sistemática e meta-análise. Eles pesquisaram o Medline, Embase, CINAHL, British Nursing Index (BNI), e a biblioteca Cochrane para assuntos médicos essenciais e palavras-chave sobre diabetes, pré-diabetes, fruta, e vegetais. Além disso, opiniões de especialistas foram solicitadas e listas de referência de artigos relevantes foram verificados. Eles incluíram estudos de coorte prospectivos com uma medida independente de consumo de frutas, vegetais, ou frutas e vegetais bem como dados sobre a incidência de diabetes do tipo 2.

Os pesquisadores encontraram que: "Seis estudos atenderam os critérios de inclusão. Quatro desses estudos também forneceram informações distintas sobre o consumo de vegetais de folhas verdes. Estimativas resumidas mostraram que o maior consumo de vegetais de folhas verdes foi associado a 14% (hazard ratio 0.86) de redução no risco de diabetes do tipo 2. As estimativas resumidas não mostraram benefícios significativos de aumento do consumo de vegetais, frutas, ou frutas de vegetais combinados".

Os pesquisadores concluíram que: "Aumentar o consumo diário de vegetais de folhas verdes pode reduzir significativamente o risco de diabetes tipo 2 e deve ser investigado".

Este estudo mostra um possível papel do consumo de vegetais de folhas verdes na redução da incidência de diabetes, mas não esse papel para o consumo de frutas e outros vegetais.

Para resumo integral, clique aqui.

BMJ 341:c4229, 19 de agosto de 2010 © 2010 Consumo de frutas e vegetais e incidência de diabetes mellitus tipo 2 : revisão sistemática e meta-análise Carter et al.
Consumo de frutas e vegetais e incidência de diabetes mellitus tipo 2 – revisão sistemática e meta-análise. Patrice Carter, Laura J Gray, Jacqui Troughton, Kamlesh Khunti, e Melanie J Davies. Correspondências para P Carter: pc154@le.ac.uk

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: frutas, vegetais, dieta, diabetes, incidência, revisão sistemática e meta-análise, journal watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor em 10 de setembro de 2010