Antivirais herpéticos e risco de doença congênita

As infecções herpéticas, tais como o herpes simplex e o herpes zoster, são comuns e frequentemente tratados com fármacos antivirais incluindo o aciclovir, o valaciclovir e o famciclovir. Contudo, não é clara a segurança desses antivirais na gravidez. Esses pesquisadores dinamarqueses testaram as ligações entre exposição ao aciclovir, ao valaciclovir e ao famciclovir no primeiro trimestre de gravidez e risco de doenças congênitas graves. Eles usaram um estudo de coorte histórico de base populacional de 837.795 bebês nascidos vivos na Dinamarca. Os participantes não tiveram diagnósticos de anormalidades genéticas, síndromes congênitas de causas conhecidas, ou infecções virais congênitas.

Os pesquisadores descobriram que: "Dentre 1804 gravidezes expostas ao aciclovir, ao valaciclovir ou ao famciclovir no primeiro trimestre, 40 bebês (2,2%) foram diagnosticados com uma doença congênita grave, comparados a 19.920 (2,4%) entre as não-expostas (razão de chance de prevalência (POR) ajustada, 0,89). Para antivirais individuais, foi diagnosticada uma doença congênita grave em 32 de 1561 bebês (2,0%) com exposição ao aciclovir no primeiro trimestre (POR ajustada, 0,82) e em 7 de 229 bebês (3,1%) com exposição ao valaciclovir no primeiro trimestre (POR ajustada, 1,21). A exposição ao famciclovir foi incomum (n = 26), com 1 bebê (3,8%) diagnosticado com doença congênita. Análises de exploração não revelaram associações entre a exposição ao antiviral e 13 diferentes subgrupos de doenças congênitas, mas o número de casos expostos em cada subgrupo foi pequeno."

Os pesquisadores concluíram que: "Neste grande coorte nacional, a exposição ao aciclovir ou ao valaciclovir no primeiro trimestre de gravidez não foi associada a risco aumentado de doença congênita grave."

Este estudo não encontrou evidências de doenças congênitas com exposição ao aciclovir ou ao valaciclovir no primeiro trimestre, mas os dados sobre o famciclovir foram muito esparsos para tirar conclusões.

Para o resumo completo, clique aqui.

JAMA 304(8):859-866, 25 de agosto de 2010 © 2010 American Medical Association
Uso de Aciclovir, Valaciclovir, e Famciclovir no Primeiro Trimestre de Gravidez e o Risco de Doença Congênita. Björn Pasternak e Anders Hviid.

Categoria: W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: aciclovir, valaciclovir, famciclovir, doenças congênitas, primeiro trimestre, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 17 de setembro de 2010