Controle intensivo da pressão sanguínea para prevenir a progressão de CKD hipertensivo?

Em estudos observacionais, a relação entre a pressão sanguínea e doença renal em estágio final (ESRD) é direta e progressiva. Esses autores dos EUA assinalaram aleatoriamente 1094 pacientes negros com doença renal crônica hipertensiva para receber controle intensivo ou padrão da pressão sanguínea. Após completarem a fase de ensaio, os pacientes foram convidados a participarem de uma fase de coorte em que a pressão sanguínea alvo era de menos de 130/80 mm Hg. O desfecho clínico primário na fase de coorte foi a progressão da doença renal crônica, definida como a duplicação dos níveis de creatinina no soro, um diagnóstico de ESRD, ou morte. O acompanhamento variou entre 8,8 e 12,2 anos.

Eles descobriram que: "Durante a fase de ensaio, a pressão sanguínea média foi de 130/78 mm Hg no grupo de controle intensivo e 141/86 mm Hg no grupo de controle padrão. Durante a fase de coorte, as pressões sanguíneas correspondentes foram 131/78 mm Hg e 134/78 mm Hg. Em ambas as fases, não houve diferença significativa entre os grupos no risco de desfecho primário (taxa de risco no grupo de controle intensivo, 0,91; NS). Contudo, os efeitos diferiram de acordo com o nível de proteinúria na linha de base, com potencial benefício para os pacientes com a razão proteína-para-creatinina de mais de 0,22 (taxa de risco, 0,73; significativo)."

Os autores concluíram que: "Na análise geral, o controle intensivo da pressão sanguínea não teve efeito na progressão da doença renal. Contudo, pode haver efeitos diferenciais do controle intensivo da pressão sanguínea em pacientes com e sem proteinúria na linha de base."

O controle firme da pressão sanguínea não evita a progressão da doença renal hipertensiva ao grau que foi postulado com base nos dados observacionais.

Para o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med 363:918-929, 2 de setembro de 2010 © 2010 para a Massachusetts Medical Society
Controle de Pressão Sanguínea Intensiva em Doenças Renais Crônicas. Lawrence J. Appel, Jackson T. Wright, Tom Greene, et al. Correspondências para Dr. Appel: lappel@jhmi.edu

Categoria: U. Sistema Urinário, K. Circulatório. Palavras-chave: hipertensão, doença renal crônica, controle da pressão sanguínea, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 14 de setembro de 2010