Fatores associados à morbidez psiquiátrica e ao uso perigoso de álcool por médicos australianos

Este estudo realizado por pesquisadores australianos tem por objetivo identificar fatores associados à morbidez e ao uso perigoso de álcool por médicos australianos. Este estudo consistiu em uma pesquisa postal por seções de 2999 médicos (incluindo todos os grupos de maior especialização, trainees e médicos em geral) assegurados por uma companhia de seguros médicos da Austrália. O potencial para morbidez psiquiátrica foi medido pelo Questionário de Saúde Geral (GHQ), e o potencial para uso perigoso de álcool pelo Teste de Identificação de Distúrbios relacionados ao Uso de Álcool (AUDIT). A pesquisa foi realizada em 2007.

Fatores associados de forma significativa à morbidez psiquiátrica nos médicos foram: ter uma questão médico-legal atual, não tirar férias no ano anterior, trabalhar por longas horas, especialidade, e ter traços de personalidade relacionados à neurose e à introversão. Fatores associados de forma significativa com o uso perigoso de álcool foram o fato de ser homem, ser australiano – treinado, entre 40 e 49 anos de idade, tendo traços de neurose e extroversão, não cumprindo com os requerimentos da Educação Médica Continuada, e sendo um médico solo.

Os pesquisadores concluíram que: “A saúde mental dos médicos é crucial para a qualidade do atendimento que seus pacientes recebem. Médicos devem refletir a respeito das horas que trabalham e sobre a necessidade de férias. O envolvimento com processos médico-legais, como reclamações e inquéritos, é a parte estressante da prática médica atual. Médicos precisam ser educados sobre estes processos e precisam entender como a experiência pode afetar sua saúde, trabalho e até mesmo os entes queridos.”

Para o resumo completo, clique aqui.

MJA 193(3): 161-166, 2 de Agosto de 2010 © The Medical Journal of Australia 2010
Fatores associados à morbidez psiquiátrica e ao uso perigoso de álcool por médicos australianos. Louise M Nash, Michele G Daly, Patrick J Kelly, Elizabeth H van Ekert, Garry Walter, Merrilyn Walton, Simon M Willcock e Chris C Tennant.

Categoria: HSR. Pesquisa de Serviços Médicos. Palavras-chave: morbidez psiquiátrica, uso de álcool, perigoso, médicos, pesquisa entre seções, journal watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Australia. Postado em Global Family Doctor 1 de Outubro de 2010