Apoio pós-natal de todos os membros da família minimiza a depressão pós-parto

Ajuda social inadequada é um determinante importante na depressão pós-parto (PPD). Na cultura chinesa focada na família, o apoio familiar é provavelmente um dos mais importantes componentes da ajuda social. O objetivo deste estudo era avaliar a associação do apoio familiar antes e depois do nascimento com PPD. Um estudo prospectivo de coorte foi realizado entre fevereiro e setembro de 2007 em Hunan, na China. O apoio familiar foi medido com uma escala de apoio social em 30-32 semanas de gestação (apoio pré-natal) e de novo 2 semanas após a visita pós-parto (apoio pós-natal). A PPD foi definida na Escala de Depressão Pós-natal de Edinburgo (EPDS) como mais que ou igual a 13 pontos. Um total de 534 gestantes foi incluído, e dentre elas, 103 (19.3%) marcaram 13 ou mais pontos na EPDS.

A PPD foi de 19.4% no menor tercil contra 18.4% no maior quartil (razão de chances ajustada: 1.04) para o apoio pré-natal de todos os membros da família, e a PPD foi de 39.8% no menor tercil contra 9.6% no maior tercil (razão de chances ajustada: 4.4) para o apoio pós-natal de todos os membros da família. Dentre os familiares, o apoio do marido teve o maior impacto no risco de desenvolver PPD.

Os pesquisadores concluíram que: “A falta de apoio pós-natal por parte da família, especialmente o apoio do marido, é um importante fator de risco para a PPD.”

É difícil saber o quão generalizável isto é.

Para o resumo completo, clique aqui.

Australian and New Zealand Journal of Obstetrics and Gynaecology 50(4):340-345, Agosto de 2010 © 2010 The Royal Australian e New Zealand College of Obstetricians and Gynaecologists
Apoio pré-natal da família, apoio pós-natal da família, depressão pós-parto. Ri-Hua Xie, Jianzhou Yang, Shunping Liao, Haiyan Xie, Mark Walker e Shi Wu Wen.

Categoria: P. Psicológico, W. Gravidez/Nascimento/Planejamento Familiar. Palavras-chave: antenatal, China, apoio familiar, pós-parto, depressão, estudo prospectivo de coorte, journal watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postado em Global Family Doctor em 1 de Outubro de 2010