Tratamento de êmbolos pulmonares submaciços

A edição de 14 de setembro de 2010 da Circulação é uma revisão intitulada Tratamento de Embolia Pulmonar Submaciça, de Gregory Piazza e Samuel Z. Goldhaber que começa assim: "A embolia pulmonar aguda (EP) representa um espectro de síndromes clínicas com uma variedade de implicações prognósticas. Pacientes com EP aguda que têm pressão arterial sistêmica normal e função RV preservada têm um excelente prognóstico com anticoagulação terapêutica isolada. Em contraste, pacientes com EP maciça apresentada com síncope, hipertensão arterial sistêmica, choque cardiogênico, ou parada cardíaca, têm um risco maior de resultados adversos, inclusive a morte. Pacientes normotensos com EP aguda e evidências de disfunção RV são classificados como portadores da EP submaciça, constituem uma vasta população com grande risco de passarem por eventos adversos, e consultas de garantia com especialistas em medicina cardiovascular. Embora a terapia avançada com fibrinólise seja considerada uma intervenção vital na EP maciça, ainda é controversa em pacientes com EP submaciça.

"A anticoagulação continua sendo a pedra angular da terapia. Opções atuais para terapia avançada incluem a fibrinólise, a embolectomia com cateter, a embolectomia cirúrgica, e inserção de filtro IVC. A decisão de selecionar terapia avançada para EP submaciça ou manter a anticoagulação isolada deve ser individual devido a uma escassez de experimentos para ajudar a guiar o tratamento”.

Para resumo completo, clique aqui.

Circulação 122 (11): 1124-1129 © 2010 American Heart Association, Inc.
Tratamento de Embolia Pulmonar Submaciça. Gregory Piazza, e Samuel Z. Goldhaber. Correspondência para Gregory Piazza: gpiazza@partners.org

Categoria: B. Blood/Immune Mechanisms, R. Respiratory. Keywords: embolia pulmonar submaciça, anticoagulação, fibrinólise, embolectomia, filtro IVC, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr. Paul Schaefer, Toledo, Ohio Postado em Global Family Doctor em 28 de Setembro de 2010