Temperatura ambiente e o risco de infarto do miocárdio

Estes pesquisadores ingleses examinaram a ligação entre temperatura ambiente e o risco de infarto do miocárdio usando análise de regressão em séries diárias. Eles procuraram em 84.010 admissões hospitalares infartos do miocárdio registrados no Projeto de Auditoria Nacional de Isquemia do Miocárdio durante o período de junho de 2003.

Os pesquisadores descobriram que: "Gráficos aprimorados revelaram uma ampla relação linear entre temperatura e infarto do miocárdio, que foi bem caracterizado por modelos tronco-lineares sem uma temperatura de limiar: cada redução de 1ºC na temperatura média diária foi associada com um aumento de 2,0% cumulativo no risco de infarto do miocárdio durante o atual e 28 dias seguintes; os efeitos mais fortes sendo estimados em retardamentos intermediários de 2 a 7 e 8 a 14 dias: aumento por redução de 1ºC, 0,6% e 0,7% respectivamente. O calor não causou nenhum efeito prejudicial. Os adultos com idade entre 75 e 84 anos e aqueles com doença coronária cardíaca prévia pareceram mais vulneráveis aos efeitos do frio do que outros grupos de faixa etária, enquanto os que tomavam aspirina foram menos vulneráveis”.

Os pesquisadores concluíram que: "Aumentos no risco de infarto do miocárdio em ambientes com temperaturas mais baixas podem ser um indicador de aumentos na mortalidade em geral relacionados ao frio, mas um aumento no risco de infarto do miocárdio em temperaturas mais altas não foi detectado. O risco de infarto do miocárdio em pessoas vulneráveis pode ser reduzido através do fornecimento de recomendações dirigidas ou outras intervenções, provocadas por previsões de temperaturas mais baixas."

Este estudo sugere um aumento no risco de infarto do miocárdio em temperaturas mais baixas, principalmente em adultos mais velhos, e que tenham doença na artéria coronária.

Para resumo completo, clique aqui.

BMJ 341: c3823, 10 de agosto de 2010 © 2010 Bhaskaran et al.
Efeitos a curto prazo da temperatura no risco de infarto no miocárdio na Inglaterra e País de Gales: análise de regressão de séries de tempo do registro do Projeto de Auditoria Nacional de Isquemia do Miocárdio.(MINAP). Krishnan Bhaskaran, Shakoor Hajat, Andy Haines, Emily Herrett, Paul Wilkinson, Liam Smeeth. Correspondência para K Bhaskaran: krishnan.bhaskaran@lshtm.ac.uk

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: temperatura ambiente, frio, infarto do miocárdio, doença na artéria coronária, geriátrico, análise de regressão, observatório de revistas.
Sinopse editada pelo Dr. Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 28 de setembro de 2010