Consultas em EDs entre receptores da terapia crônica com opióide

Tem ocorrido um aumento em mortes por overdose e consultas nos departamentos de emergência (CDEs) nos EUA envolvendo o uso de opióides de prescrição. Estes autores americanos obtiveram dados dos registros de requerimento administrativo de inscritos comercialmente assegurados no Arkansas Medicaid and HealthCore , pessoas com 18 anos ou mais que usaram os opióides de prescrição por pelo menos 90 dias consecutivos em um período de 6 meses, entre 2000 e 2005, e não tiveram diagnóstico de câncer. A análise de regressão foi usada para examinar fatores de risco para CDEs e encontros relacionados a drogas ou álcool (EDA) nos 12 meses seguintes e 90 dias ou mais de opióides prescritas.

Eles descobriram que: "Dor de cabeça, dor nas costas e desordem no uso de substâncias pré-existentes foram significativamente associadas às CDEs e EDAs. Desordem na saúde mental foi associada às CDEs nos inscritos no HealthCore e às EDAs em ambas amostras. A dose de opióde diária não foi consistentemente associada às CDEs, mas dobrou o risco de EDAs em doses de morfina equivalente acima de 120 mg/d. O uso de opióides do Cronograma da Divisão de Narcóticos II (Drug Enforcement Agency) de curta duração foi associado às CDEs, comparado ao uso do opióides isolados, não pertencentes do Cronograma II (taxa de risco relativo, 1,09 a 1,74). O uso de opióides de longa duração do Cronograma II foi fortemente associado às EDAs (taxa de risco relativo, 1,64 a 4,00).”

Estes autores concluíram que: "O uso de opióides do Cronograma II, dor de cabeça, dor nas costas e desordem no uso de substâncias estão associados às CDEs e EDAs entre opióides prescritos para adultos por 90 dias ou mais. Talvez seja possível aumentar a segurança na terapia crônica com opióide ao minimizar a prescrição de opióides do Cronograma II nesses receptores de alto-risco”.

Amém

Para resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 170(16):1425-1432, 13 de setembro de 2010 © 2010 para a American Medical Association
Consultas nos Departamentos de Emergência entre Receptores da Terapia Crônica com Opióides. Jennifer Brennan Braden, Joan Russo, Ming-Yu Fan e al. Correspondência para Dr. Sullimar: sullimar@u.washington.edu

Categoria: Z. Problemas Sociais. Palavras-chave: opióides, consultas nos departamentos de emergência, dor de cabeça, dor nas costas, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 28 de setembro de 2010