Doença celíaca: uma abordagem atual e perspectivas futuras

Na edição de outubro de 2008 do Internal Medicine Journal está um ensaio clínico intitulado Doença celíaca: uma abordagem atual e perspectivas futuras por R. P. Anderson que começa assim: “A ansiedade pública sobre o glúten vem alimentando a demanda generalizada de alimentos sem glúten, a doença celíaca ainda continua significantemente subdiagnosticada e permanece alguma confusão a respeito das melhores práticas de diagnóstico. A histologia do intestino delgado é o padrão-ouro para o diagnóstico. Testes comerciais imunoenzimáticos de alta-qualidade para transglutaminase imunoglobina A e desamidado gliadina imunoglobina A e G são ferramentas sensíveis para a triagem, mas quase 10% da doença celíaca é soronegativa e o teste sorológico não é confiável nas pessoas muito jovens, em pessoas que já seguem uma dieta de redução de glutens, e aquelas que usam medicamentos imunossupressores. Genotipagem HLA DQA e DQB para mostrar que a codificação dos alelos HLA DQ2 e DQ8 são ausentes e praticamente excluem a doença celíaca. A confirmação da remissão histological reduz os riscos de complicações posteriores, tais como osteoporose e câncer. Monitoramento de remissão por sorologia não é confiável.

“Como o glúten é um antígeno exógeno e o intestino delgado é facilmente acessível, a imunopatogênese da doença celíaca é melhor compreendida do que outras doenças fortemente associadas ao complexo principal de histocompatibilidade classe II, tais como dibetes mellitus tipo 1. Alvos terapêuticos foram identificados e as drogas estão em desenvolvimento para complementar ou mesmo substituir a dieta isenta de glúten. Com maior conscientização e terapias não-alimentares, o diagnóstico e o tratamento da doença celíaca será cada vez mais importante na prática médica. "

Para resumo completo, clique aqui.

Internal Medicine Journal 38(10):790-799, Outubro de 2008 © 2008 Royal Australasian College of Physicians
Doença celíaca: uma abordagem atual e perspectivas futuras. R. P. Anderson. Correspondência para R. P. Anderson: banderson@wehi.edu.au

Categoria: S. Sangue/Órgãos formadores de sangue/Mecanismos Imunes, D. Digestivo Palavras-chave: doença celíaca, abordagem, perspectivas futuras, ensaio clínico.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália Postado em Global Family Doctor 8 de outubro 2010