Melhora na função sexual registrou com placebo em algumas mulheres

Em ensaios clínicos de tratamentos com medicamentos para a disfunção sexual feminina, reações ao placebo foram muitas vezes substanciais. No entanto, pouco se sabe sobre o significado clínico, especificidade, preditivos e mecanismos potenciais de reação ao placebo em disfunção sexual. Os pesquisadores objetivaram determinar a natureza e os preditores de resultados da função sexual em mulheres tratadas com placebo para o transtorno de excitação sexual feminina (FSAD). Eles conduziram uma análise secundária dos dados do grupo placebo de um estudo farmacêutico de 12 semanas, em vários locais, randomizado controlado para FSAD (N=50). Eles analisaram a magnitude, a especificidade de domínio, e o significado clínico dos valores da função sexual na linha de base, 4, 8 e 12 semanas (pós-tratamento). Eles examinaram mudanças longitudinais nos resultados da função sexual em função de diversas variáveis iniciais (por exemplo, a idade, sintomas relacionados a angústia) e em relação a mudanças na freqüência do comportamento sexual durante o processo.

A magnitude das mudanças na pós-tratamento foi clinicamente significativa em aproximadamente um terço dos que receberam placebo. Os efeitos foram semelhantes em vários aspectos da função sexual. Sintomas de melhoria foram fortemente relacionados à freqüência de satisfazer os encontros sexuais durante o tratamento. No entanto, a relação entre a freqüência do encontro sexual e os resultados variaram significativamente entre os participantes.

Os pesquisadores concluíram que: "Um número considerável de mulheres experimentaram melhora clinicamente significativa na função sexual durante o tratamento com placebo. Mudanças no comportamento sexual durante o processo, mais do que a idade do participante ou da gravidade dos sintomas no início, pareciam ser um importante determinante do resultado. Aspectos contextuais e processuais do ensaio clínico podem ter influenciado os resultados, na ausência de um tratamento da droga ativa. "

Como eles concluem, não é tão simples como tomar um placebo. Além disso, satisfazendo os encontros sexuais melhoraria os sintomas de tal processo, por definição, com ou sem placebo.

Para resumo completo, clique aqui.

The Journal of Sexual Medicine publicado online 16 de setembro 2010 © 2010 International Society for Sexual Medicine
Mudança de Comportamento e Sintoma Entre Mulheres Tratadas com Placebo para Disfunção Sexual. Andrea Bradford e Cindy M. Meston.

Categoria: A. Geral/Não Especificada. Palavras-chave: placebo reação, disfunção sexual, distúrbios da excitação sexual, mulheres, estudo randomizado controlado em vários locais, journal watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postado em Global Family Doctor 8 de outubro 2010