O efeito do atraso na operação em adultos com apendicite aguda

Estes autores americanos examinaram o efeito do atraso entre a internação cirúrgica e a indução anestésica em resultados após apenditectomia para apendicite aguda em adultos em um estudo de coorte retrospectivo. Os modelos de regressão geraram probabilidades de resultados ajustados para o paciente e para fatores de risco operatórios.

Eles descobriram que: “De 32.782 pacientes, 24.647 (75,2%) foram submetidos a operações dentro de 6 horas de internação cirúrgica, 4934 (15,1%) foram submetidos a operações dentro de 6 a 12 horas, e 3201 (9.8%) foram submetidos a operações mais de 12 horas depois da internação cirúrgica. As diferenças na duração da operação (51, 50 e 55 minutos, respectivamente) foram estatisticamente importantes mas não clinicamente significativas. A duração do período pós-operatório (2,2 dias para o grupo de mais de 12 horas vs. 1,8 dias para os demais grupos) foi estatisticamente importante mas não clinicamente significativa. Nenhuma diferença importante foi encontrada na morbidade/mortalidade geral ajustada (5,5%, 5,4% e 6,1%, respectivamente) ou na morbidade/mortalidade grave (3,0%, 3,6% e 3,0%, respectivamente). A duração entre a internação cirúrgica e a indução anestésica não foi preditiva nos modelos de regressão para a morbidade geral ou para a morbidade/mortalidade grave."

Os autores concluíram que: “Nesse estudo retrospective, o atraso da apenditectomia para apendicite aguda em adultos não parece afetar de forma adversa os resultados de 30 dias. Esta informação pode guiar o uso de recursos profissionais e operatórios potencialmente limitados designados para atendimento de emergência.”

Parece que os cirurgiões são bons para julgar se os pacientes precisam de cirurgia imediata.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Surg 145(9):886-892, Setembro de 2010 © 2010 para a American Medical Association
O Efeito do Atraso na Operação em Resultados de Adultos com Apendicite Aguda. Angela M. Ingraham, Mark E. Cohen, Karl Y. Bilimoria, et al. Correspondência para Dr. Ingraham: aingraham@facs.org

Categoria: Pesquisa em Serviços de Saúde HSR, D. Digestório. Palavras-chave: apendicite aguda, apenditectomia, resultados, tempo para cirurgia, estudo de coorte retrospective, journal watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor 5 de outubro de 2010