Cuidados sistemáticos para asma não demonstram melhoras nos resultados

O propósito deste estudo era avaliar se o cuidado sistemático da asma envolvendo um sistema de cancelamento de registro, cartões-postais de lembrete para crítica, e educação para clínicos gerais e equipes de clínica geral australianas melhora a qualidade dos resultados de saúde e cuidados para pacientes adultos com asma moderada a severa. Este estudo consistiu em uma triagem controlada aleatória de grupo em 40 clínicas gerais nas áreas urbanas e rurais do sul da Austrália e em New South Wales ao longo de 2 anos 2004 e 2005; as clínicas eram aleatoriamente alugadas para o grupo de intervenção ou de controle. 565 pacientes adultos dessas clínicas aleatoriamente alugadas que tiveram asma moderada a severa diagnosticadas e estavam tomando corticóides participaram. Embora 46% dos pacientes nas clínicas de intervenção em grupo responderam aos lembretes de cartão-postal, apenas 32% realmente acompanharam suas análises de asma.

Aos 12 meses, havia uma diferença estatisticamente significante na provisão de planos de ação de asma por escrito (taxa de proporção, 1.9) para os pacientes em grupos de intervenção comparados aos pacientes dos grupos de controle; não havia diferença significativa em outros indicadores.

Os pesquisadores concluíram que: "Nós achamos pouca prova objetiva de melhoras no gerenciamento de pacientes e resultados de um modelo sistemático de cuidados com asma."

A Asma parece ser um distúrbio que luta com a EBM de diversas frentes.