Armodafinil pode diminuir a sonolência excessiva quando associada a distúrbio por conta do fuso horário

O propósito deste estudo feito por pesquisadores dos EUA era de avaliar o efeito do armodafinil, isômero de efeito prolongado do modafinil, em casos de distúrbio de fuso horário. Ele consistiu em um estudo de múltiplos centros, de duplo-cego, aleatório e de grupo paralelo, conduzido entre 18 de setembro de 2008 e 9 de fevereiro de 2009. Adultos com histórico de sintomas de fuso horário em voos anteriores através de múltiplos fusos horários voaram dos Estados Unidos para a França (uma mudança de 6 horas no horário) para um período de estudo em laboratório de 3 dias. Os participantes receberam armodafinil (50 ou 150 mg/d) ou placebo a cada manhã. Um total de 427 participantes recebeu armodafinil a 50 mg/d (n=142), armodafinil a 150 mg/d (n=143), ou placebo (n=142).

Armodafinil a 150 mg/d forneceu um benefício significativo no estado latente de sono no Teste de Latência Múltipla do Sono (TLMS) (dias 1- 2: média 11.7 minutos vs 4.8 minutos para placebo; significativo) e a percepção dos pacientes de sua condição geral em relação aos sintomas do fuso horário (Impressão Global de Gravidade de Pacientes, dias 1-2: média, 1.6 vs 1.9 para placebo; significativo). Os eventos adversos relatados mais freqüentemente para o armodafinil a 150 mg/d foram dor de cabeça (27%), náusea (13%), diarreia (5%), distúrbio do ritmo circadiano do sono (5%), e palpitações (5%).

Os pesquisadores concluíram que: "Armodafinil aumentou a insônia após a viagem para o leste ao longo de 6 fusos horários diferentes."

Seria interessante ver o efeito em viagens para o oeste e em jornadas mais longas.