Prevalência e padrões de tratamento da osteoporose em homens mais velhos

O objetivo deste estudo foi determinar a proporção de idosos australianos do sexo masculino que se enquadram nos critérios do Esquema de Benefícios Farmacêuticos (Pharmaceutical Benefits Scheme, PBS) para o tratamento da osteoporose e estão recebendo tratamento efetivo. Ele consistiu de uma análise populacional e transversal da fase inicial do Projeto Concord de Saúde e Envelhecimento Masculinos (Concord Health and Ageing in Men Project, CHAMP), um grande estudo epidemiológico focado na saúde de homens mais velhos. Os dados foram coletados através de questionários e avaliações clínicas. A densidade mineral óssea (BMD) do quadril e da coluna foram medidos por absortometria de raios-x de dupla energia (DXA). As deformidades vertebrais foram identificadas a partir de imagens de avaliação DXA de fraturas vertebrais laterais. O estudo foi conduzido no Hospital Concord, Sydney, entre janeiro de 2005 e maio de 2007. Ele envolveu 1705 homens residentes na comunidade com 70 anos ou mais de uma região geográfica definida no entorno do Hospital Concord. Dos 1705 homens consultados na linha de base, 1626 completaram todos os exames de DXA e 401 (25%) se enquadraram em um ou mais critérios do PBS para tratamento da osteoporose.

Noventa por cento dos homens que se encaixaram nos critérios do PBS não sabiam que tinham osteoporose. Dos homens elegíveis para tratamento subsidiado pelo PBS, 10% relataram uso de um bifosfonato, 14% haviam tomado suplementos de cálcio, e 7% haviam tomado suplementos de vitamina D. Apenas três homens haviam tomado cálcio, vitamina D e bifosfonatos combinados.

Os pesquisadores concluíram que: "Apesar de uma alta prevalência de osteoporose entre idosos australianos do sexo masculino, o conhecimento, diagnóstico e tratamento desta condição permanece muito baixo."

É provavelmente uma questão de ordem mundial, dependendo da expectativa de vida.

Para o resumo completo, clique aqui.

MJA 193(7):387-391, 4 de outubro de 2010 © The Medical Journal of Australia 2010
Prevalence and treatment of osteoporosis in older Australian men: findings from the CHAMP study. Kerrin Bleicher, Vasi Naganathan, Robert G Cumming et al. Correspondências para Kerrin Bleicher: kble3974@uni.sydney.edu.au

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: prevalência, tratamento, osteoporose, homens idosos, análise, populacional, transversal, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 22 de outubro de 2010