Maior parte das mulheres com câncer de ovário é investigada e diagnosticada rapidamente na Austrália

O objetivo deste estudo foi determinar os caminhos de diagnóstico experimentados por um grande grupo representativo de mulheres australianas com câncer de ovário, e documentar o tempo entre a primeira apresentação a um profissional médico e o diagnóstico clínico. 1.463 mulheres com câncer de ovário epitelial de um estudo populacional australiano (2002-2005) completaram uma entrevista por telefone na qual descreveram os eventos que levaram a seu diagnóstico de câncer.

Das 1463 mulheres, 145 tiveram o câncer diagnosticado por acaso e foram excluídas da análise. A maior parte das 1318 mulheres restantes (1222, 93%) se apresentaram primeiro ao clínico geral. Como resultado dessa primeira consulta médica, 75 mulheres (6%) receberam diagnóstico, e 484 (37%) foram referidas para um ginecologista, oncologista ou oncologista ginecológico para uma avaliação mais aprofundada. De forma geral, 85% das mulheres visitaram três médicos ou menos antes de terem o câncer diagnosticado; 66% dos cânceres foram diagnosticados dentro de 1 mês após a apresentação inicial, e 80% foram diagnosticados dentro de 3 meses. Para 12% das mulheres, o processo de diagnóstico demoroou mais de 6 meses; isto foi mais provável entre mulheres residentes em áreas remotas da Austrália, aquelas de renda mais baixa, e aquelas que se apresentaram com dor abdominal ou sintomas intestinais, ou com mais de um sintoma.

Os pesquisadores concluíram que: "Apesar de sugestões anedóticas do contrário, a maioria das mulheres com câncer de ovário na Austrália foram rapidamente investigadas e diagnosticadas. O processo de diagnóstico é mais demorado para uma minoria de mulheres, e os fatores que encontramos associados ao atraso no diagnóstico demandam maiores investigações."

Isto de fato parece não estar de acordo com as sugestões anedóticas.

Para o resumo completo, clique aqui.

MJA 193(6):326-330 20 de setembro de 2010 © The Medical Journal of Australia 2010
Pathways to the diagnosis of epithelial ovarian cancer in Australia. Susan J Jordan, Jane E Francis, Anne E Nelson, Helen M Zorbas, Karen A Luxford e Penelope M Webb. Correspondências para Susan Jordan: s.jordan@uq.edu.au

Categoria: X. Sistema Genital Feminino, Seio. Palavras-chave: diagnóstico, câncer de ovário, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 22 de outubro de 2010