Intervenção no estilo de vida para indivíduos com DM tipo 2

Estes autores dos EUA examinaram os efeitos da intervenção no estilo de vida em mudanças no peso, forma física, e fatores de risco para doenças cardiovasculares durante um estudo de 4 anos. O ensaio Look AHEAD (Ação para a Saúde no Diabetes) é um ensaio clínico randomizado em vários centros que compara os efeitos de uma intervenção intensiva no estilo de vida (ILI) e apoio e educação em diabetes (DSE; o grupo de controle) na incidência de eventos graves de doença cardiovascular em 5145 indivíduos com sobrepeso ou obesos (59,5% mulheres; idade média, 58,7 anos) com diabetes mellitus tipo 2. Mais de 93% dos participantes ofereceu dados de desfecho a cada avaliação manual.

Eles descobriram que: "Com médias ao longo de 4 anos, os participantes da ILI tiveram uma porcentagem mais alta de perda de peso do que os participantes do DSE (-6,15% vs -0,88%) e maiores melhorias na forma física demonstrada na esteira (12,74% vs 1,96%), nível de hemoglobina A1c (-0,36% vs -0,09%), pressão sanguínea sistólica (-5,33 vs -2,97 mm Hg) e diastólica (-2,92 vs -2,48 mm Hg), e níveis de colesterol de lipoproteína de alta densidade (3,67 vs 1,97 mg/dL) e triglicerídeos (-25,56 vs -19,75 mg/dL). As reduções nos níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade foram maiores nos participantes do DSE do que nos da ILI (-11,27 vs -12,84 mg/dL) devido ao maior uso de medicamentos para baixar os níveis lipídicos no grupo do DSE. Em 4 anos, os participantes da ILI mantiveram uma maior número de melhorias do que os participantes do DSE no peso, forma física, níveis de hemoglobina A1c, pressão sanguínea sistólica, e níveis de colesterol de lipoproteína de alta densidade."

Os autores concluíram que: "A intervenção intensiva no estilo de vida pode produzir uma perda de peso sustentável e melhorias na forma física, controle glicêmico, e fatores de risco para doenças cardiovasculares em indivíduos com diabetes tipo 2. Se essas diferenças nos fatores de risco se traduzem numa redução de eventos de DCV será respondido enfim pelo ensaio Look AHEAD."

Esses resultados preliminares parecem promissores.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 170(17):1566-1575, 27 de setembro de 2010 © 2010 para a American Medical Association
Long-term Effects of a Lifestyle Intervention on Weight and Cardiovascular Risk Factors in Individuals With Type 2 Diabetes Mellitus-Four- Year Results of the Look AHEAD Trial. Grupo de Pesquisa Look AHEAD. Correspondências para Rena R. Wing: rwing@lifespan.org

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: diabetes mellitus tipo 2, modificação no estilo de vida, perda de peso, forma física, doença cardiovascular, glicohemoglobina, colesterol, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 19 de outubro de 2010