Tricíclicos para a profilaxia de enxaqueca e dor de cabeça tensional

Estes pesquisadores dos Estados Unidos testaram a eficácia e os efeitos adversos de antidepressivos tricíclicos na prevenção de enxaqueca tipo tensional e dor de cabeça mista. Eles realizaram uma revisão sistemática com meta-análise, pesquisando o Medline, Embase, o Cochrane Trials Registry e o PsycLIT. Trinta e sete experimentos randomizados de adultos recebendo tricíclicos foram incluídos. O número de ocorrências de enxaqueca e o número de dias com dor de cabeça tipo tensional foram extraídos juntamente com a intensidade e o índice da dor.

Os pesquisadores descobriram que: "Os tricíclicos reduziram significativamente o número de dias com dor de cabeça tipo tensional e o número de ocorrências de enxaqueca que placebo (diferença média padronizada -1,29 e -0,70), mas não comparados com inibidores seletivos de reabsorção de serotonina (-0,80 e -0,20). O efeito dos tricíclicos aumentou com a duração mais longa do tratamento. Os tricíclicos foram tiveram maior probabilidade de reduzirem a intensidade da dor de cabeça em pelo menos 50% a mais que o placebo (tipo tensional: risco relativo 1,41, enxaqueca: 1,80) ou inibidores seletivos de reabsorção de serotonina (1,73 e 1,72). Os tricíclicos tiveram maior probabilidade de causarem efeitos adversos do que placebo (1,53) e inibidores seletivos de reabsorção de serotonina (2,22), incluindo boca seca, sonolência, e ganho de peso, mas não aumentaram as taxas de desistência (placebo: 1,22, inibidores seletivos de reabsorção de serotonina: 1,16) ."

Os pesquisadores concluíram que: "Os antidepressivos tricíclicos são eficazes na prevenção de enxaqueca e dor de cabeça tensional e são mais eficazes que os inibidores seletivos de reabsorção de serotonina, embora com efeitos adversos maiores. A eficácia dos tricíclicos parece aumentar com o tempo."

Boas evidências para a função dos antidepressivos, especialmente os tricíclicos, na prevenção de enxaqueca e dor de cabeça tensional.

Para resumo completo, clique aqui.

BMJ 341:c5222, 20 de outubro de 2010 © 2010 Jackson et al
Anti-depressivos Tricíclicos e dores de cabeça: análise crítica sistemática e meta-análise. Jeffrey L Jackson, William Shimeall, Laura Sessums, et al. Correspondências para J L Jackson: Jeffrey.jackson6@va.gov

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: antidepressivos tricíclicos, ISRSs, enxaqueca, dor de cabeça tensional, prevenção, revisão sistemática e meta-análise, journal watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor em 2 de novembro de 2010