Margens ideais de excisão cirúrgica para melanoma cutâneo primário?

Margens ideais de rececção cirúrgica para pacientes em estágio clínico IIA-C com melanoma cutâneo maior que 2 milímetros são controversos. O objetivo do estudo foi testar se a taxa de sobrevivência foi diferente para uma margem de excisão local ampla de 2 centímetros, comparada a uma de 4 centímetros. Os pesquisadores fizeram um ensaio controlado randomizado em nove centros europeus. Pacientes com melanoma cutâneo maior que 2 milímetros, no estágio clínico IIA—C, foram alocados para ter uma margem de ressecção cirúrgica de 2 ou 4 centímetros. Os pacientes foram randomizados em uma alocação de 1:1 para um dos dois grupos, e foram estratificados por região geográfica. 936 pacientes foram inscritos entre janeiro de 1992 e maio de 2004; 465 foram alocados aleatóriamente para o tratamento com margem de ressecção de 2 centímetros, enquanto 471 receberam tratamento com margem de ressecção de 4 centímetros.

Após um acompanhamento médio de 6,7 anos, 181 pacientes no grupo de margem de 2 centímetros e 177 no grupo de 4 centímetros haviam morrido (taxa de probabilidade de 1,05). A sobrevida geral após 5 anos foi de 65% no grupo de 2 centímetros e 65% no grupo de 4 centímetros.

Os pesquisadores concluíram: “Nossas descobertas sugerem que a margem de ressecção de 2 centímetros é suficiente e segura para os pacientes com melanoma cutâneo maior que 2 milímetros”.

Como um médico de família sabe a profundidade da excisão, ou a questão é que a margem de excisão de 2 centímetros é adequada para todos os melanomas cutâneos primários?

Para ler o resumo completo, clique aqui.

The Lancet 378(9803):1635-1642, 5 de novembro de 2011 © 2011 Elsevier Limited
2-cm versus 4-cm surgical excision margins for primary cutaneous melanoma thicker than 2 mm: a randomised, multicentre trial. Peter Gillgren, Krzysztof T Drzewiecki , Marianne Niin et al. Correspondências a Peter Gillgren: peter.gillgren@sodersjukhuset.se

Categoria: S. Pele. Palavras-chave: cirúrgico, excisão, margens, cutâneo, melanoma, ensaio multicentro aleatório, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor em 18 de novembro de 2011