O consumo de álcool afeta o risco de câncer de mama?

Enquanto o consumo intenso de álcool tem sido relacionado ao risco de câncer de mama, esses pesquisadores dos Estados Unidos observaram níveis mais baixos e diferentes padrões de consumo com relação ao risco do câncer de mama. Eles realizaram um estudo observacional prospectivo de 105.986 mulheres no Nurses’ Health Study por um período de quase 30 anos.

Os pesquisadores descobriram: “Durante o período de acompanhamento de 2,4 milhões de pessoas-ano do acompanhamento, 7690 casos de câncer de mama invasivo foram diagnosticados. O aumento no consumo de álcool foi associado ao risco maior de câncer de mama estatisticamente significativos em níveis tão baixos quanto 5,0 a 9,9 g por dia, equivalentes a 3 a 6 “drinks” por semana (risco relativo 1,15 em 333 casos/100.000 pessoas-ano). A quantidade de álcool, mas não a frequência do consumo, foi associada ao risco de câncer de mama após o controle de ingestão cumulativo de álcool. Tanto o consumo nas primeiras fases quanto em fases posteriores da vida adulta foi associado de forma independente com o risco”.

Os pesquisadores concluíram: “Níveis baixos de consumo de álcool foram associados a um pequeno aumento no risco de câncer de mama, com a medida mais consistente sendo o consumo cumulativo de álcool durante toda a vida adulta. O consumo de álcool tanto no início quanto em fases posteriores da vida adulta foi associado de forma independente com o risco”.

Este estudo abrangente fornece informações importantes sobre o risco de câncer de mama com consumo moderado de álcool e com padrões de consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

JAMA 306(17):1884-1890, 2 de novembro de 2011 © 2011 American Medical Association
Moderate Alcohol Consumption During Adult Life, Drinking Patterns, and Breast Cancer Risk. Wendy Y. Chen, Bernard Rosner, Susan E. Hankinson, Graham A. Colditz, Walter C. Willett.

Categoria: X. Sistema Genital Feminino, Seio. Palavras-chave: câncer de mama, álcool, consume moderado, excessivo, adulto, estudo observacional prospectivo, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 18 de novembro de 2011