Anestesia regional aumenta o sucesso da versão cefálica externa

Essa meta-análise foi realizada para estimar se o uso de anestesia regional está relacionado ao maior sucesso da versão cefálica externa. Bases de dados eletrônicas foram pesquisadas de 1966 até abril de 2011 em busca de ensaios clinicos ranzomizados publicados em inglês que comparassem a anestesia regional à anestesia não regional para a versão cefálica externa. O resultado primário foi o sucesso da versão cefálica externa. Os resultados secundários incluíram parto por cesariana, desconforto materno e eventos adversos.

Eles descobriram: “Seis ensaios clinicos randomizados preencheram os critérios para inclusão no estudo. Anestesia regional foi associada a uma taxa de sucesso cefálico externo mais alta do que a intravenosa ou quando não houve analgesia (59,7% comparado a 37,6%; risco relativo 1,58). Essa associação significativa persistiu quando os dados foram estratificados por tipo de anestesia regional (espinhal comparada à epidural). O número necessário para tratar com a anestesia regional para alcançar uma versão cefálica externa bem-sucedida adicional foi cinco. Não houve evidências de heterogeneidade estatística ou vies de publicação. Não houve diferença estatisticamente significativa no risco de parto por cesariana comparando anestesia regional, intravenosa ou a não aplicação da anestesia (48,4% comparado a 59,3%; risco relativo 0,80). Eventos adversos foram raros e não foram significativamente diferentes entre os dois grupos”.

Os autores concluíram: “A anestesia regional está associada a uma taxa maior de sucesso da versão cefálica externa”.

O efeito é bastante modesto e se não houver recursos, ainda faz sentido proceder sem anestesia regional.
Para ler o resumo completo,
clique aqui.

Obstet Gynecol 118(5):1137-1144, novembro de 2011 © 2011 para American College of Obstetricians and Gynecologists
Efeito da Anestesia Regional na Taxa de Sucesso da Versão Cefálica Externa: Uma Análise e Meta-Análise Sistemáticas. Katherine R. Goetzinger, Lorie M. Harper, Methodius G. Tuuli, George A. Macones, Graham A. Colditz.

Categoria: W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: versão cefálica externa, feto em apresentação de nádegas, anestesia regional, espinhal, epidural, meta-análise de ensaios randomizados controlados, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 4 de novembro de 2009