Rápida exclusão do IAM utilizando exame de troponina de alta sensibilidade

A análise de subgrupo de evidências recentes sugere que hs-cTnT indetectavel pode excluir IAM na apresentação. Esse trabalho feito por pesquisadores do Reino Unido e Estados Unidos buscou avaliar se a troponina de alta sensibilidade (hs-cTnT) pode excluir imediatamente o infarto agudo do miocárdio (IAM) em uma interrupção ‘preventiva’. Em um estudo coorte, eles inscreveram pacientes com dor torácica, avaliando-os com troponina T padrão e testando hs-cTnT (Diagnósticos Roche, Basileia, Suíça) na apresentação. Eles também acompanharam os pacientes por um período de seis meses para verificação de eventos adversos.

Dos 703 pacientes no estudo coorte, 18,5% tiveram IAM, nenhum dos quais apresentava hs-cTnT indetectavel (sensibilidade: 100,0%, valor preditivo negativo: 100,0%). Essa estratégia preveniu o IAM em 27,7% dos pacientes, 1,0% dos quais morreram ou sofreram IAM em 06 meses (1 IAM periprocedimento, 1 morte não-cardíaca). Eles avaliaram essa abordagem em mais 915 pacientes na prática clínica. Apenas 1 paciente (0,6%) com hs-cTnT inicialmente indetectavel teve elevação subsequente (para 17 ng/l), dando uma sensibilidade a 99,8% e o valor preditivo negativo a 99,4%.

Os pesquisadores concluíram: “hs-cTnT indetectavel na apresentação tem um valor preditivo negativo muito alto, o que pode ser considerado para prevenir o IAM, identificando pacientes com baixo risco de eventos adversos. Com validação adicional ainda pendente, essa estratégia pode reduzir a necessidade de testes em série e tratamentos empíricos, possibilitando confirmação anterior e menos avaliações e internações desnecessárias no hospital”.
 

Esse pode ser um ótimo redutor de custos, principalmente se for parte dos testes em domicílio.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Journal of the American College of Cardiology 58(13):1332-1339, 20 de setembro de 2011 © 2011 Elsevier B.V.
Rápida Exclusão do Infarto Agudo do Miocárdio em Pacientes com Troponina Indetectavel Utilizando Exames de Alta Sensibilidade. Richard Body, Simon Carley, Garry McDowell et al. Correspondências a Richard Body: richard.body@manchester.ac.uk

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: síndromes coronáriana agudas, infarto agudo do miocárdio, diagnóstico, alta sensibilidade, sensibilidade e especificidade, troponina, análise de subgrupo, estudo coorte, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor em 4 de novembro de 2011