Reidratação nasogástrica rápida versus padrão para gastroenterite em crianças

Pesquisadores australianos compararam dois regimes de reidratação para crianças com gastroenterite viral aguda utilizando tubos nasogástricos. Eles recrutaram crianças de 6 a 72 meses de idade que tivessem comparecido aos departamentos de emergência (DE) com gastroenterite viral aguda e desidratação moderada (n=254). Os pacientes foram escolhidos de maneira aleatória para a reidratação nasogástrica padrão (RNP) que envolvia internação e reidratação por 24 horas versus a reidratação nasogástrica rápida (RNR) por 4 horas no DE.
Os pesquisadores descobriram: “Todos os pacientes se recuperaram completamente sem quaisquer eventos adversos. Os índices de falhas primários foram semelhantes para o RNR (11,8%) e RNP (9,2%). Falha em tratamento secundário foi mais comum no grupo RNP (44%) do que no grupo RNR (30,3%). Alta do DE após a falha do RNR para 27 pacientes (22,7%), e outros 9 (7,6%) deram entrada no hospital novamente em 24 horas”.

Os pesquisadores concluíram: “Falha no tratamento primário e resultados clínicos foram semelhantes para RNR e RNP. Apesar de a RNR normalmente reduzir a necessidade de hospitalização, a alta do DE falhou em aproximadamente ¼ dos pacientes”.

Reidratação nasogástrica rápida foi quase tão efetiva quanto a terapia padrão, mas resultou em quase 30% dos pacientes voltando ou dando entrada no DE.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Pediatrics 128(4):e771-e778, Outubro de 2011 © 2011 American Academy of Pediatrics
Exame Clínico Aleatório de Reidratação Rápida Versus 24 Horas para Crianças com Gastroenterite Aguda. Colin V. E. Powell, Stephen J. Priestley, Simon Young, Ralf G. Heine.

Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: gastroenterite, desidratação, reidratação, nasogástrico, pediátrico, exame controlado e de forma aleatória, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 25 de outubro de 2011