Morte súbita cardíaca relacionada a esportes na população em geral

A morte súbita cardíaca relacionada a esportes é um risco conhecido, ainda que raro, para jovens atletas de competição. Estes pesquisadores franceses e australianos buscaram melhor caracterizar a morte súbita relacionada a esportes na população geral. Eles utilizaram dados de uma pesquisa nacional prospectiva francesa abrangendo pacientes com idades entre 10 e 75 anos. Informações de comunicados à imprensa do serviço nacional de ambulâncias foram também utilizados na busca de casos.

Os pesquisadores concluíram que: "A incidência global de morte súbita relacionada a esportes foi de 4,6 casos por milhão de pessoas por ano, com 6% dos casos ocorrendo em jovens atletas de competição. Análises de sensibilidade usadas para abordar suspeitas de subnotificação demonstraram uma incidência variando entre 5 e 17 novos casos por milhão de pessoas por ano. Mais de 90% dos casos ocorreram no contexto de esportes recreativos. A idade dos indivíduos foi relativamente jovem (média ± DP 46 ± 15 anos), com uma predominância de homens (95%). Embora a maioria dos casos tivesse testemunhas (93%), foi iniciada uma ressuscitação cardiopulmonar por uma das pessoas presentes em apenas 30,7% dos casos. A ressuscitação cardiopulmonar Bystander (razão de chance de 3,73) e o uso inicial de desfibrilador cardíaco (razão de chance de 3,71) foram os preditores independentes mais fortes de sobrevivência a alta hospitalar (15,7%)."

Os pesquisadores concluíram que: "A morte súbita relativa a esportes na população em geral é consideravelmente mais comum do que se inicialmente suspeitava. A maioria dos casos é testemunhada, mas apenas em um terço dos casos foi iniciada ressuscitação cardiopulmonar por algum dos presentes. Considerando o cenário muitas vezes previsível da morte súbita relacionada a esportes e que as intervenções imediatas foram significativamente associadas a uma melhora na sobrevivência, esses dados têm implicações para o planejamento de serviços de saúde."

Este estudo sugere que a morte súbita cardíaca relacionada a esportes pode ser um risco maior do que se supunha originalmente, e reforça a importância da intervenção imediata adequada para a sobrevivência.

Para o artigo completo, clique aqui.

Circulation 124(6):672-681, 9 de agosto de 2011 © 2011 American Heart Association, Inc.
Sports-Related Sudden Death in the General Population. Eloi Marijon, Muriel Tafflet, David S. Celermajer, et al. Correspondências para Eloi Marijon: eloi_marijon@yahoo.fr

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: esportes, morte súbita cardíaca, arritmia, ressuscitação cardiopulmonar, desfibrilador, estudo epidemiológico, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 30 de agosto de 2011