Acompanhamento mais longo de pacientes com insuficiência cardíaca no ALLHAT

Esses pesquisadores dos Estados Unidos realizaram um acompanhamento mais longo de pacientes participantes do ALLHAT (Estudo de Tratamento Anti-Hipertensivo e de Diminuição de Lipídios para Prevenir o Ataque Cardíaco). Esse ensaio duplo-cego randomizado de eficácia comparativa em pacientes com alto risco hipertensivo encontrou taxas variadas de surgimento de insuficiência cardíaca entre os diversos medicamentos anti-hipertensivos. Seguindo a fase aleatória do ensaio, dados subsequentes foram obtidos das bases de dados administrativas (acompanhamento médico de 8,9 anos).

Os pesquisadores descobriram: “Dos 1761 participantes na ocorrência de insuficiência cardíaca durante o estudo, 1348 morreram. A mortalidade por qualquer causa após a insuficiência cardíaca foi semelhante nos grupos de tratamento, com taxas de risco ajustadas de 0,95 e 1,05, respectivamente, para anlodipina e lisinopril comparados à clortalidona, e taxas de ajustadas de 10 anos de 86%, 87% e 83%, respectivamente. As taxas de mortalidade por qualquer causa também foram semelhantes entre aqueles com fração de ejeção reduzida (84%) e fração de ejeção preservada (81%), sem diferenças significativas do tratamento aleatório”.

Os pesquisadores concluíram: “Uma vez que a insuficiência cardíaca se desenvolve, o risco de morte é alto e consistente em todos os grupos de tratamento aleatórios. As medidas para prevenir o desenvolvimento da insuficiência cardíaca, principalmente o controle da pressão arterial, deve ser uma prioridade se o objetivo for abordar a mortalidade associada ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca”.

Esses dados ratificam o alto risco de mortalidade causado por insuficiência cardíaca e não encontraram qualquer evidência de que o tratamento ALLHAT melhore os resultados.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Circulation 124(17):1811-1818, 25 de outubro de 2011 © 2011 American Heart Association, Inc.
Acompanhamento a Longo Prazo de Participantes Com Insuficiência Cardíaca no ALLHAT (Estudo de Tratamento Anti-Hipertensivo e de Diminuição de Lipídios para Prevenir o Ataque Cardíaco). Linda B. Piller, Sarah Baraniuk, Lara M. Simpson, et al. Correspondências a Linda B. Piller: Linda.B.Piller@uth.tmc.edu

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: insuficiência cardíaca, mortalidade, anlodipina, lisinopril, clortalidona, ensaio de eficácia comparativa randomizado, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 8 de novembro de 2011