Injeções suboccipitais de esteróide para cefaléia em salvas

Injeções suboccipitais de esteróide podem ser usadas para o tratamento preventivo da cefaléia em salvas mas poucos dados estão disponíveis com relação à eficácia dessa abordagem em experimentos clínicos. Pesquisadores da França e do Canadá tinham como objetivo avaliar a eficácia e segurança de injeções suboccipitais repetidas de cortivazol comparadas ao placebo como terapia adicional em pacientes que tinham ataques diários. Neste ensaio randomizado, duplo-cego e controlado por placebo no Centro de Emergências para Dores de Cabeça em Paris, França, foram inscritos adultos com idades entre 18 e 65 anos com mais de dois ataques de cefaléia em salvas por dia. Os pacientes foram alocados de maneira aleatória para receber três injeções suboccipitais (com intervalos de 48 a 72 horas) de cortivazol 3,75 mg ou placebo, como tratamento adicional ao verapamil oral em pacientes com cefaléia em salvas episódicas e como profilaxia adicional para aqueles com cefaléia em salvas crônica, com base em uma lista gerada por computador (blocos de quatro para cada camada). Entre novembro de 2008 e julho de 2009, 43 pacientes foram alocados de forma aleatória (15 com cefaléia em salvas crônica e 28 com cefaléia em salvas episódica) para receber cortivazol ou placebo.

20 dos 21 pacientes que receberam cortivazol tiveram uma média de dois ou mais ataques diários a menos depois das injeções comparados a 12 de 22 pacientes-controle (odds ratio 14,5). Pacientes que receberam cortivazol também tiveram menos ataques (média 10,6) nos primeiros quinze dias de estudo do que os do grupo-controle (30,3; diferença média 19,7). Não foram observados eventos adversos graves, e 32 (74%) dos 43 pacientes tiveram outros eventos adversos (18 dos 21 pacientes que receberam cortivazol e 14 dos 22 do grupo-controle); os eventos adversos mais comuns foram dor no pescoço, no local onde a injeção foi aplicada, e dor de cabeça comum.

Os pesquisadores concluíram: “Injeções suboccipitais de cortivazol podem aliviar a cefaléia em salvas rapidamente em pacientes que tenham ataques diários frequentes, independentemente de seu tipo (crônica ou episódica). A segurança e tolerância ainda precisam ser confirmadas em estudos maiores”.

Parece interessante. O próximo é o Botox?

Para ler o resumo completo, clique aqui.

The Lancet Neurology outubro de 2011 10(10):891-897 © 2011 Elsevier Limited
Injeções suboccipitais de esteroide para o tratamento temporário de pacientes com mais de dois ataques de cefaleia em salvas por dia: um ensaio aleatório, duplo-cego e controlado por placebo. Elizabeth Leroux, Dominique Valade, Irina Taifas et al. Correspondências a Anne Ducros: anne.ducros@lrb.aphp.fr

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: suboccipital, esteróide, injeções, cefaléias em salvas, ensaio randomizado duplo-cego e controlado por placebo, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor em 14 de outubro de 2011