Variáveis psicossociais que preveem o sucesso de intervenções para perda de peso

Obesidade na infância é um problema crescente em todo o mundo. Muitas intervenções na obesidade jovem envolvem toda a família. Pesquisadores alemães estudaram se a adversidade familiar, depressão materna e insegurança de ligação eram preditores do sucesso nas intervenções para perda de peso em crianças. Eles inscreveram 111 famílias com crianças entre 7 e 15 anos que tinham sobrepeso ou eram obesas (IMC médio de 29). Os inscritos receberam uma intervenção para melhoria do estilo de vida durante um ano. Uma análise longitudinal foi realizada para avaliações no início, na conclusão e no acompanhamento após 1 ano.

Os pesquisadores descobriram: “Análises de regressão hierárquica revelaram que o sucesso a longo prazo (pelo menos 5% de redução de peso durante o acompanhamento de 1 ano) versus o fracasso (desistência ou menor redução de peso) foi previsto de maneira significativa pelo conjunto de variáveis psicossociais (adversidade familiar, depressão materna e insegurança de ligação) quando controlamos a obesidade familiar, sobrepeso antes da intervenção, idade e sexo da criança, além do nível de instrução dos pais. Ficou claro que a depressão materna é o melhor preditor. A manutenção da perda de peso entre a conclusão do programa e o acompanhamento de 1 ano também foi prevista pelo conjunto de variáveis psicossociais. Atitudes de ligação ansiosa-insegura com a mãe foram os melhores preditores desse critério”.

Os pesquisadores concluíram: “Apesar de ser necessária uma validação cruzada, nossos resultados são a primeira evidência de que as características familiares distais e proximais têm ligação com os resultados de redução de peso a longo prazo. Os resultados sugerem a necessidade de criar módulos de intervenção personalizados que tenham como foco as dificuldades dessas famílias”.

Este estudo identifica diversos fatores psicossociais que podem tornar a perda de peso mais difícil em crianças e destaca a importância de uma avaliação psicossocial mais ampla da obesidade na infância

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Pediatrics 128(4):e779-e785, 1º de outubro de 2011 © 2011 American Academy of Pediatrics
Condições para o Sucesso a Longo Prazo em uma Intervenção no Estilo de Vida de Jovens Obesos e com Sobrepeso. Georg Fröhlich, Wilfried Pott, Özgür Albayrak, Johannes Hebebrand, Ursula Pauli-Pott.

Categoria: A. Geral/Não especificado. Palavras-chave: obesidade, infância, depressão materna, ligação, perda de peso, estudo prospectivo, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 18 de outubro de 2011