Dose de levotiroxina e risco de fraturas em pacientes idosos

Pesquisadores canadenses buscaram caracterizar o risco de fraturas em pacientes idosos devido à dosagem de levotiroxina e através de um estudo de caso-controle aninhado usando um banco de dados baseado na saúde da população. Eles analisaram pacientes do banco de dados com mais de 70 anos e que haviam sido prescritos levotiroxina. Eles definiram casos como pacientes hospitalizados devido a fratura. Esses foram comparados a até cinco controles dentre o grupo de pessoas que não possuíam fraturas.

Os pesquisadores descobriram: "Dos 213.511 pacientes usuários de levotiroxina prevalente identificados, 22.236 (10,4%) sofreram alguma fratura nos 3,8 anos de acompanhamento, 18.108 (88%) dos quais eram mulheres. Comparado ao uso remoto de levotiroxina, o uso atual foi associado a um risco de fratura significativamente mais alto (margem de erro de 1,88), mesmo com precauções frente aos fatores de risco. Dentre os usuários atuais, doses cumulativas altas e médias (>0,093 mg/dia e 0,044-0,093 mg/dia) foram associados a um significante risco de fratura comparado a baixas doses cumulativas (<0,044 mg/dia): 3,45 e 2,62, respectivamente."

Eles concluíram: "Em adultos com 70 anos ou mais, o tratamento atual com altas doses de levotiroxina foi associado a um risco consideravelmente mais alto de fraturas. O monitoramento da dosagem de levotiroxina é importante para evitar tratamento excessivo dessa população."

Esse estudo indica que a levotiroxina está associada a riscos de fratura dose dependente em pacientes idosos.

Para o artigo completo, clique aqui.

BMJ 342:d2238, 28 April 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Levothyroxine dose and risk of fractures in older adults: nested case-control study. Marci R Turner, Ximena Camacho, Hadas D Fischer, et al. Correspondências a L L Lipscombe: lorraine.lipscombe@wchospital.ca

Categoria: M. Músculo-esquelético, T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: levotiroxina, fratura, quadril, dosagem, idosos, caso-controle aninhado, Journal Watch.

Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor 12 August 2011