Os efeitos de membros da família fumantes e crianças que começam a fumar

Estes pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise para quantificar a influência de membros da família fumantes sobre se a criança inicia o tabagismo. Eles buscaram bases de dados e procedimentos de conferências internacionais, produzindo 58 trabalhos. Modelos de efeitos aleatórios foram utilizados para a meta-análise.

Os pesquisadores descobriram que: “As chances relativas da adoção do tabagismo em crianças aumentou significativamente, se pelo menos um dos pais fumavam (CH 1,72), maior no caso da mãe (CH 2,19) do que no caso do pai (CH 1,66), e se ambos os pais fumam (CH 2,73). O tabagismo vindo de um irmão aumenta as chances da adoção do tabagismo em 2,30 e 1,92 no caso de qualquer outro membro da família. Após o ajuste para super-estimativa de RRs fica estimado que, na Inglaterra e no País de Gales, cerca de 17.000 jovens começaram a fumar na idade de 15 anos como consequência de exposição a um membro da família fumante.”

Os pesquisadores concluíram: “Tabagismo por parte dos pais e irmãos é um forte e significativo determinante no risco de adoção do tabagismo por crianças e jovens e, como tal, é um grande e inteiramente evitável risco para a saúde. Crianças devem ser protegidas de exposição ao comportamento tabagista, especialmente por membros da família.”

Esta revisão sistemática e meta-análise reforçam a influência dos membros familiares nas crianças no que se refere a comportamento tabagista

Para o resumo completo, clique aqui.

Thorax 66(10):847-855, Outubro de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd & British Thoracic Society.
Exposure to parental and sibling smoking and the risk of smoking uptake in childhood and adolescence: a systematic review and meta- analysis. Jo Leonardi-Bee, Mirriam Lisa Jere, John Britton. Correspondência para Jo Leonardi-Bee: jo.leonardi-bee@nottingham.ac.uk

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: tabagismo, cigarros, pais, irmãos, crianças, revisão sistemática com meta-análise, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 11 de setembro de 2011