Polimorfismos do gene CYP2C19 alteram a eficácia do clopidogrel?

Estes pesquisadores alemães, holandeses e americanos examinaram o efeito das variantes do genótipo citocromo P450 (CYP) 2C19 nos efeitos clínicos do clopidogrel. Eles realizaram uma revisão sistemática e meta-análise dos bancos de dados online Medline, Embase, The Cochrane Library, páginas de conteúdo e bibliografias de estudos que medem eventos cardiovasculares ou trombose de stent em pacientes com vários alelos CYP2019 de perda de função ou ganho de função. Quinze estudos atenderam aos critérios de inclusão.

Os pesquisadores descobriram que: “O odds ratio de efeitos aleatórios resumidos para trombose de stent em portadores de pelo menos um alelo CYP2C19 de perda de função versus não portadores combinando nove estudos foi de 1,77. Esta odds ration teoricamente significativa estava sujeita a um viés considerável entre os estudos (pequeno viés de efeito de estudo e diversidade de replicação). O ajuste para estes modificadores de qualidade tendeu a abolir essa associação. O odds ratio de efeitos aleatórios resumidos dos principais eventos cardiovasculares adversos para 12 estudos combinados foi de 1,11. O odds ratio de efeitos aleatórios resumidos de trombose de stent em portadores versus não portadores de pelo menos um alelo CYP2C19*17 de ganho de função para três estudos combinados foi de 0,99, e o odds ratio correspondente dos principais eventos cardiovasculates adversos em cinco estudos foi de 0,93. A qualidade geral da evidência epidemiológica foi classificada como baixa, o que exclui avaliações clínicas confiáveis.”

Os pesquisadores concluíram que: “As informações acumuladas de estudos de associação genética não indicam influência substancial e consistente de polimorfismos do gene CYP2C19 sobre a eficácia clínica do clopidogrel. A evidência atual não apoia o uso de regimes antiplaquetários individualizados guiados pelo genótipo do CYP2019.”

Esta meta-análise não encontra efeitos consistentes de alelos CYP2C19 no funcionamento do clopidogrel, embora um estudo adicional seja necessário.

Para o artigo completo, clique aqui.

BMJ 343:d4588, 4 de agosto de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Impact of CYP2C19 variant genotypes on clinical efficacy of antiplatelet treatment with clopidogrel: systematic review and meta-analysis. Tim Bauer, Heleen J Bouman, Jochem W van Werkum, Neville F Ford, Jurriën M ten Berg, Dirk Taubert. Correspondências para D Taubert: dirk.taubert@medizin.uni-koeln.de

Categoria: B. Sangue/Mecanismos Imunes. Palavras-chave: clopidogrel, CYP2C19, polimorfismos, risco cardiovascular, trombose de stent, revisão sistemática com meta-análise, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 02 de setembro de 2011.