Alta prevalência de organismos resistentes a antimicrobianos em dependências de asilos para idosos

O objetivo deste estudo realizado por pesquisadores da Austrália foi avaliar a frequência de e os fatores de risco para a colonização com enterococos resistentes a vancomicina (ERV), Clostridium difficile e organismos produtores de beta-lactamase de espectro estendido (ESBL) em dependências de asilos para idosos (APIs). Eles conduziram uma pesquisa de ponto de prevalência de Outubro a Novembro de 2010 em três APIs associadas com seu serviço de saúde. Uma única amostra fecal foi coletada de cada residente participante e triada para a presença de ERV, C. difficile e organismos produtores de ESBL. A presença de fatores de risco para organismos resistentes a antimicrobianos foi identificada utilizando-se um questionário. De 164 residentes em três dependências, 119 (73%0 foram triados. A média de idade dos residentes triados foi de 79,2 anos, e 61% eram mulheres; 74% havia morado na API > 12 meses, 21% havia recebido antibióticos no último mês e 12% havia estado em um centro de tratamento agudo nos últimos 3 meses. De maneira geral as taxas da colonização por ERV (2%) e C. difficile (1%) foram baixas, mas a Escherichia coli ESBL-produtora foi detectada em 12% dos residentes em geral, com metade destes residindo em uma asa de um API (27% dos residentes da asa testados). Dez dos 14 ESBL-produtores apresentaram padrões de tipo molecular idênticos e pertenciam ao genótipo CTX-M-9. Oito de 13 residentes apresentaram colonização persistente em teste repetido 3 meses depois.

Os pesquisadores concluíram: “encontramos alta prevalência de E. coli ESBL-produtora multiresistente em residentes de API. Um isolado clonal relacionado sugere uma possível transmissão dentro da dependência. APIs deveriam ter programas enfatizando processos que limitarão a disseminação destes organismos, como boa higiene das mãos, aumento da limpeza do ambiente e programas dedicados à política de antimicrobianos."

Já ouvimos isto antes, mas continua ocorrendo.

Para o resumo completo clique aqui.

MJA 195(9):530-533, 7 de Novembro de 2011 © 2011 para o Medical Journal of Australia
Prevalence of antimicrobial-resistant organisms in residential aged care facilities. Rhonda L Stuart, Despina Kotsanas, Brooke Webb, Susan Vandergraaf, Elizabeth E Gillespie, Geoffrey G Hogg and Tony M Korman. Correspondência para Rhonda Stuart: rhonda.stuart@southernhealth.org.au

Categoria: HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: prevalência, resistencia a antimicrobiano, organismos, dependências de asilos para idosos, pesquisa de ponto de prevalência, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 25 de Novembro de 2011