Gestão de cuidados primário estratificado para o benefício na dor lombar

A dor lombar ainda é um desafio para a atenção primária internacionalmente. Um modelo ainda não testado é a estratificação da conduta primária de manejo de acordo com o prognóstico do paciente (risco baixo, médio ou alto). Os pesquisadores compararam a efetividade clínica e o custo-efetividade da atenção primária estratificada (intervenção) com a prática atual não-estratificada (controle). Um total de 1573 adultos (com idade igual ou superior a 18 anos) com dor nas costas (com ou sem radiculopatia) com consultas em dez médicos de família na Inglaterra respondeu ao convite para participar de um estudo clinico. Os participantes elegíveis foram aleatoriamente distribuídos por computador em blocos estratificados de proporção 2:1 para o grupo intervenção ou controle. 851 pacientes foram designados para intervenção (n=568) e grupo controle (n=283).

Geralmente, a média ajustada no Roland Morris Disability Questionnaire (RMDQ) teve escores significativamente mais altos no grupo de intervenção do que no grupo controle aos 4 meses (4,7 vs 3,0, diferença entre grupos 1,81) e 12 meses (4,3 vs 3,3, 1,06), equalizando aos efeitos de 0,32 e 0,19, respectivamente. Aos 12 meses, a conduta estratificada foi associada com um aumento médio no benefício genérico de saúde (0,039 qualidade adicional – anos de idade ajustados) e custos poupados (£240,01 vs £274,40) quando comparado ao grupo controle.

Os pesquisadores concluíram: "Os resultados mostram que a abordagem estratificada, através de uso do prognóstico com ações interligadas, terá aplicações importantes da futura gestão da lombalgia na atenção primária".

Pensei que fizéssemos isso utilizando bandeiras amarelas e vermelhas.

Para o resumo completo clique aqui.

The Lancet 378(9802):1560-1571, 29 de Outubro de 2011 © 2011 Elsevier Limited
Comparison of stratified primary care management for low back pain with current best practice (STarT Back): a randomised controlled trial. Jonathan C Hill, David GT Whitehurst, Martyn Lewis et al. Correspondência para Jonathan Hill: j.hill@cphc.keele.ac.uk

Categoia: M. Músculo-esquelético. Palavras-chave: manejo, dor lombar, melhor conduta, estratificado, aleatório, estudo controlado, Journal Watch.
Sinopse editada por: Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 25 de Novembro de 2011