Dispositivo intra-uterino pode proteger contra o câncer do colo do útero

O uso de dispositivo intra-uterino (DIU) tem demonstrado reduzir o risco de câncer do endométrio, mas pouco se sabe sobre sua relação com o risco de câncer do colo do útero. Pesquisadores da Espanha, França e Países Baixos avaliaram se o uso do DIU afeta a infecção do papiloma vírus humano (HPV) e o risco de desenvolver câncer do colo do útero. Eles fizeram uma análise agrupada de dados individuais de dois grandes estudos realizados pela Agência Internacional para Pesquisas sobre Câncer e programa de pesquisa sobre HPV e câncer do colo de útero do Institut Català d’Oncologia; um estudo incluiu dados de dez estudos de controle de caso de câncer do colo de útero em oito países, e o outro incluiu dados de 16 pesquisas de prevalência de HPV em mulheres da população em geral de 14 países. 2205 mulheres com câncer do colo do útero e 2214 mulheres do grupo de controle sem câncer do colo do útero foram incluídas nos estudos de controle de caso, além de 15272 mulheres saudáveis das pesquisas de HPV. Informação sobre o uso de DIU foi obtida através de entrevista pessoal.

Depois de ajustes para covariáveis relevantes, incluindo o DNA de HPV do colo do útero e número de exames Papanicolaou, uma forte associação inversa foi encontrada entre o uso de DIUs em qualquer momento da vida e o câncer do colo do útero (taxa de probabilidade de 0•55). Uma associação de proteção foi percebida para o carcinoma de células escamosas (0•56), adenocarcinoma e carcinoma adenoescamoso (0•46), mas não entre mulheres com HPV (0•68, não significativo). Nenhuma associação foi encontrada entre o uso de DIU e a detecção de DNA do HPV do colo do útero entre mulheres sem câncer do colo do útero.

Os pesquisadores concluíram: “Nossos dados sugerem que o uso de DIU pode atuar como um co-fator de proteção na carcinogênese do colo do útero. A imunidade celular causada pelo dispositivo pode ser um dos diversos mecanismos que podem explicar nossas descobertas”.

Novamente, pense nos cofundadores.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

The Lancet Oncology publicado online em 13 de setembro de 2011 © 2011 Elsevier Ltd
Uso de dispositivo intra-uterino, infecção do colo do útero com papiloma vírus humano, e risco de câncer do colo do útero: uma análise agrupada de 26 estudos epidemiológicos. Xavier Castellsagué, Mireia Díaz, Salvatore Vaccarella et al. Correspondências a Xavier Castellsagué: xcastellsague@iconcologia.net

Categoria: W. Gravidez/Parto/Planejamento Familiar, X. Sistema Genital Feminino, Seio. Palavras-chave: dispositivo intra-uterino, colo do útero, infecção, câncer, papiloma vírus humano, análise agrupada, supervisão de periódico.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor em 7 de outubro de 2011