Estabilidade de subtipo de cefaléia durante acompanhamento de longo prazo

Vários tipos de cefaléias têm diferentes regimes de tratamento. Estes pesquisadores dos EUA e da Suíça observaram a prevalência, impacto e estabilidade de diferentes tipos de cefaléia ao longo de 30 anos. Eles realizaram um estudo de coorte prospectivo envolvendo 591 jovens de 19 e 20 anos de um coorte de 4547 residentes de Zurique, Suíça. Os inscritos foram entrevistados sete vezes ao longo do acompanhamento de 30 anos.

Os pesquisadores descobriram que: "As prevalências médias por um ano de subtipos de cefaléias foram 0,9% (razão mulheres:homens de 2,8) para enxaqueca com aura, 10,9% (razão mulheres:homens de 2,2) para enxaqueca sem aura, e 11,5% (razão mulheres:homens de 1,2) para cefaléia do tipo tensional. As prevalências cumulativas por 30 anos dos subtipos de cefaléia foram 3,0% para enxaqueca com aura, 36,0% para enxaqueca sem aura, e 29,3% para cefaléia do tipo tensional. Apesar da alta prevalência de enxaqueca sem aura, a maioria dos casos foi transitória e apenas cerca de 20% continuaram a ter enxaqueca por mais da metade do período de acompanhamento. 69% dos participantes com enxaqueca e 58% daqueles com cefaléia do tipo tensional manifestaram o mesmo subtipo predominante ao longo do tempo. Contudo, a estabilidade prospectiva dos subtipos predominantes de cefaléia foi bastante baixa, com substancial cruzamento entre os subtipos e nenhum padrão ordenado específico de progressão. Um gradiente de gravidade dos correlatos clínicos e uso de serviço esteve presente através dos subtipos de cefaléia. O maior efeito foi para enxaqueca com aura seguido de enxaqueca sem aura, e então cefaléia do tipo tensional e cefaléias não-classificadas."

Os pesquisadores concluíram que: "Estes achados destacam a importância do acompanhamento prospectivo de pessoas com cefaléia. A substancial sobreposição longitudinal entre subtipos de cefaléia mostra a heterogeneidade de desenvolvimento de síndromes de cefaléias. Estudos das causas de cefaléia que apliquem nomenclatura diagnóstica com base em diferenças entre subtipos distintos de cefaléia podem não capturar a verdadeira natureza da cefaléia na população geral."

Pessoas que sofrem de síndromes específicas de cefaléia podem vivenciar uma mudança no subtipo de cefaléia com o tempo.

Para o artigo completo, clique aqui.

BMJ 343:d5076, 25 de agosto de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Magnitude, impact, and stability of primary headache subtypes: 30 year prospective Swiss cohort study. Kathleen R Merikangas, Lihong Cui, Amanda Kalaydjian Richardson, et al. Correspondências para K R Merikangas: Kathleen.Merikangas@nih.gov

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: cefaleias, enxaqueca, aura, tensão, heterogeneidade, estudo de coorte prospectivo, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 27 de setembro de 2011