Monitoramento ambulatorial recomendado para a maioria antes do início de antihipertensivos

O diagnóstico de hipertensão tem sido tradicionalmente baseado em medidas de pressão arterial no consultório, mas as medidas ambulatoriais e em casa se correlacionam melhor com os resultados cardiovasculares, e o monitoramento ambulatorial é mais preciso do que aquele feito em casa e no consultório para diagnosticar hipertensão. Os pesquisadores do Reino Unido buscaram comparar a relação custo-efetividade de diferentes estratégias para diagnosticar hipertensão.

O monitoramento ambulatorial foi a estratégia que obteve maior custo-eficácia para diagnosticar hipertensão em homens e mulheres de todas as idades e reduziu os custos para todos os grupos, resultando em anos ajustados com mais qualidade de vida para homens e mulheres maiores de 50 anos. Esta descoberta foi rica ao fazer uma avaliação com uma ampla variedade de análises deterministas de sensibilidade em torno do caso base, mas foi sensível no caso em que monitoramento em casa foi considerado como possuir um desempenho de teste igual ao monitoramento ambulatorial ou quando o tratamento foi considerado eficaz, independentemente se um indivíduo era hipertenso.

Os pesquisadores concluíram que: "O monitoramento ambulatorial como estratégia para diagnosticar a hipertensão, após uma leitura inicial levantada na clínica, reduziria os erros de diagnóstico e os custos. Os custos adicionais do monitoramento ambulatorial são contrabalanceados pela redução de custos de um tratamento mais objetivado. O monitoramento ambulatorial é recomendado para a maioria dos pacientes antes de iniciar o uso de drogas anti-hipertensivas."

Isto tem algum impacto sobre os estudos epidemiológicos anteriores sobre hipertensão, tratamento e resultados?

Para o artigo completo, clique aqui.

The Lancet publicado online em 24 de agosto de 2011 © 2011 Elsevier Limited
Cost-effectiveness of options for the diagnosis of high blood pressure in primary care: a modelling study. Kate Lovibond, Sue Jowett, Pelham Barton et al. Correspondências para Sue Jowett:

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: pressão alta, opções, custo-eficácia, diagnóstico, cuidados primários, estudo de modelos, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor em 30 de setembro de 2011