Quantidade de anos vividos com a obesidade associada ao risco de mortalidade

O papel da duração da obesidade como um fator de risco independente para a mortalidade não foi investigado. O objetivo deste estudo feito por pesquisadores da Austrália, Dinamarca e Indonésia foi analisar a associação entre a duração da obesidade e o risco de mortalidade. Um total de 5036 participantes (com idade entre 28 e 62 anos de idade) do Estudo Coorte de Framingham foram acompanhados a cada 2 anos, desde 1948, por até 48 anos.

A taxa de risco ajustada (TR) para a mortalidade aumentou à medida que a quantidade de anos vividos com obesidade também aumentou. Para aqueles que eram obesos, 1- 4,9, 5-14, 9, 15-24,9 e maior ou igual a 25 anos do período de acompanhamento do estudo, as TRs ajustadas para a mortalidade por todas as causas foram de 1,51; 1,94; 2,25 e 2,52, respectivamente, em comparação com aqueles que nunca foram obesos. Uma relação dose-resposta entre anos de duração da obesidade também foi clara para a mortalidade por todas as causas, doenças cardiovasculares, câncer e outras causas. Para cada 2 anos adicionais de obesidade, as TRs para mortalidade por todas as causas, doenças cardiovasculares, câncer e outras causas foram de 1,06, 1,07, 1,03 e 1,07, respectivamente.

Os pesquisadores concluíram que: "A quantidade de anos vividos com obesidade está diretamente associada ao risco de mortalidade. Isto precisa ser levado em conta ao estimar sua carga sobre a mortalidade."


Interessante. Acreditava que o ganho de peso na meia-idade era pior.

Para o artigo completo, clique aqui.

Int J Epidemiol 40(4):985-996, abril de 2011 © 2011 International Epidemiological Association
The number of years lived with obesity and the risk of all-cause and cause-specific mortality. Asnawi Abdullah, Rory Wolfe, Johannes U Stoelwinder et al. Correspondências para: Asnawi Abdullah: Asnawi_Abdullah@yahoo.com

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: obesidade, duração, índice de massa corporal,mortalidade, mortalidade por todas as causas, mortalidade por causa específica, estudo de coorte, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor em 30 de setembro de 2011