9 de setembro de 2025

Cooperação institucional e formação em MFC são pautas de reunião entre SBMFC e AgSUS


Na manhã do dia 9 de setembro, a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) se reuniu com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) com foco na formação em MFC e preceptoria para graduação e programas de residência médica. 

Participaram da reunião, representando a SBMFC, Fabiano Guimarães, Larissa Bordalo, Ricardo Heinzelmann, Andrea Taborda, Arthur Fernandes e Leonardo Savassi. A AgSUS foi representada pela Diretora de Atenção Integral à Saúde, Luciana Maciel, e pelas as equipes das unidades de Atenção Primária e de Ensino e Pesquisa. 

A reunião abordou a urgência de estruturar os programas de residência médica com apoio de preceptoria qualificada, especialmente em áreas remotas, com Larissa Bordalo, diretora de Medicina Rural da SBMFC. Foi destacada a importância do Governo Federal no financiamento e organização desses programas, especificamente em locais vulneráveis e de difícil provimento profissional. Também foi mencionada a necessidade de oficinas regionais e planejamento de alocação de recursos humanos e oferta de vagas de residência para evitar desassistência.

As equipes das unidades de Atenção Primária e de Ensino e Pesquisa participaram do planejamento de ações futuras, alinhando-se ao Ministério da Saúde para garantir a viabilidade das propostas. A realização de seminários regionais online foi sugerida para fortalecer a conexão com os programas de residência, além da avaliação de desempenho dos preceptores e a elaboração de um cronograma de encontros de cooperação.

Durante o encontro, que foi realizado de forma virtual, Andrea, diretora de Residência Médica Pós-Graduação Lato Sensu, apresentou o edital da SBMFC para a criação de um banco de especialistas em Medicina de Família e Comunidade, que obteve 270 inscrições. Essa ação tem o objetivo de apoiar a produção pedagógica e a qualificação educacional da Sociedade. Para saber mais sobre a iniciativa, clique aqui

Ricardo Heinzelmann ressaltou a importância da AgSUS na qualificação de médicos e na criação de protocolos clínicos em municípios menores. Foi proposta uma reunião para ampliar a ferramenta de suporte à decisão clínica no PEC eSUS APS, que já demonstrou resultados positivos em municípios piloto do prontuário eletrônico.

A agenda da equipe foi discutida, considerando eventos futuros como o 63º COBEM, que acontece esta semana em Natal, e o 25º WONCA, realizado em Lisboa, entre os dias 17 e 21 de setembro, além da troca de contatos e a formalização de um acordo de cooperação para avançar nas propostas.